Tribuna Ribeirão
DestaqueSaúde

Projeto realizado em hospitais ameniza a solidão de pacientes que não podem receber visitas físicas

FOTOS: RÔMULO CHAGAS

Com o objetivo de conec­tar familiares e pacientes em isolamento nos hospitais, a ONG ImageMagica, que há mais de 15 anos realiza pro­jetos na área da saúde, criou o projeto Conexões do Cui­dar, uma iniciativa que utiliza smartphones e metodologias da instituição para abrir um canal de comunicação seguro e, assim, amenizar a solidão dos pacientes internados que não podem receber visitas devido à prevenção ao contá­gio do novo coronavírus.

A Unidade de Emergên­cia do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (SP) é a primeira instituição a rece­ber o projeto, que teve iní­cio em 22 de abril e poderá se estender durante o mês de maio. A ação, que conta com profissionais da ImageMagi­ca e com a dinâmica da equi­pe da UE, oferece uma nova maneira de se sentir próximo de quem ama e de receber ca­rinho e apoio.

Além de aliviar o sofrimento das famílias e dos pacientes, conexão visa beneficiar as equipes de saúde

“Após visitarmos alguns hospitais vimos de perto o quanto o isolamento do pa­ciente é desolador e, ao mesmo tempo, angustiante para as fa­mílias que não podem realizar visitas físicas. Foi aí que surgiu a ideia”, compartilha André François, fotógrafo e fundador da ImageMagica.

Além de aliviar o sofri­mento das famílias e dos pa­cientes, essa conexão também beneficiará as equipes de saú­de. “É gratificante ajudar a sa­nar problemáticas como essa via projetos sociais. Não é só sobre a mensagem que chega ao paciente e as notícias que facilitamos chegar aos fa­miliares. Essa ação também causa um impacto indireto na cura e na prevenção: se o familiar tem um retorno so­bre o quadro de seu ente que­rido, ele não precisa ficar no hospital aguardando e, logo, a equipe médica fica menos sobrecarregada em passar essas informações”, analisa Andreza Portela, coordena­dora do núcleo educacional da ImageMagica.

O primeiro paciente a re­ceber a ligação da família por meio da dinâmica realizada pela ImageMagica, Rodrigo de Souza, ficou muito emociona­do com a ação. “Essa ligação foi a coisa mais importante da minha vida. Não tem como descrever a alegria que vocês proporcionaram a mim e à mi­nha família nesse momento.”

Para manter o projeto em andamento e alcançar mais famílias e pacientes que podem se beneficiar com a ação, a ImageMagica está aceitando doações através da página: www.imm.ong/cone­xoesdocuidar

Postagens relacionadas

Legislativo: Ouvidoria vai ter dois vereadores

Redação 1

Câmara quer reajustar salários

William Teodoro

USF do Jamil Cury fechará para obras nesta segunda (11)

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com