Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Projeto ´Obreiros do Bem´ participa da campanha “Dia de Doar” 

Campanha mundial é realizada no dia 28 de novembro com o objetivo de estimular a cultura de doação; é possível ajudar de várias formas (Divulgação)

Adriana Dorazi – especial para o Tribuna Ribeirão 

Doar vai além do aspecto material: é um ato que demonstra empatia, compaixão e crença com um forte potencial de transformação positiva (Divulgação)

Para incentivar o movimento por uma cultura de doação, a Obreiros do Bem, entidade que atende 200 crianças e jovens com idade entre seis e 17 anos em Ribeirão Preto no contraturno escolar, participa no próximo dia 28 de novembro do Dia do Doar. A campanha é iniciativa da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR) em todo o território nacional.

A data abrange um movimento para promover a generosidade e a solidariedade por meio da conexão de pessoas com causas, celebrando o prazer que é doar. A entidade está divulgando o trabalho que realiza para estimar toda sociedade regional a participar e colaborar, de alguma forma. “Quem faz o Dia de Doar acontecer é quem está do outro lado da ação – seja doando ou fazendo uma ação para estimular a doação”, explica a diretora da Obreiros do Bem, Maria Aparecida Adorno.

Como forma de estimular as pessoas a colaborarem, a entidade abre suas portas na terça-feira para que os interessados possam conhecerem as instalações e entenderem como é o trabalho realizado com os educandos.  

A Obreiros do Bem atua há 43 anos e fica no Parque Ribeirão, em sede própria. “O Dia de Doar é uma forma de impulsionar o alcance das organizações da sociedade civil e empoderar as comunidades a realizarem mudanças concretas, promovendo um setor da sociedade que precisa de apoio”, destaca a Aparecida que está à frente da entidade há 27 anos.

Como ajudar
Doar vai além do aspecto material: é um ato que demonstra empatia, compaixão e crença com um forte potencial de transformação positiva. O apoio à Obreiros do Bem pode ser efetivado de várias formas: através do trabalho voluntário junto à entidade em várias ações (eventos de arrecadação de fundos, atividades manuais, apoio em aulas etc) e doações de itens sem uso e em bom estado de conservação como roupas, acessórios, móveis, aparelhos eletrônicos, entre outros. 

Outra forma de ajudar é por meio da Nota Fiscal Paulista (NFP), através da doação de créditos de ICMS que todo consumidor do estado de São Paulo tem direito no momento das compras (quando o cupom fiscal é emitido com o CPF e o mesmo previamente cadastrado).  

Como forma de estimular as pessoas a colaborarem, a entidade abre suas portas na terça-feira para que os interessados possam conhecerem as instalações e entenderem como é o trabalho realizado com os educandos (Divulgação)

“Para ajudar, basta o consumidor estar cadastrado, acessar o programa através do site, selecionar a opção ‘doação automática de cupons com CPF’ e escolher a entidade Obreiros do Bem, explica Sérgio Humberto Pedro, diretor da Obreiros do Bem.

Segundo ele, após realizar esse cadastro, todos os créditos gerados nas compras feitas com o CPF do consumidor, serão destinados automaticamente para a entidade escolhida. Maria Aparecida também lembra que as doações via NFP colaboram com o equilíbrio financeiro da entidade. “Ajudar é um ato de generosidade com o coletivo, investindo em um ciclo de solidariedade. Cada gesto reverbera, criando ondas de impacto que tocam vidas de maneiras inimagináveis. Cada doação é uma peça crucial no quebra-cabeça da construção de uma sociedade mais justa”, completa a diretora.

Mais sobre a entidade
A Sociedade Espírita Obreiros do Bem participa da rede socioassistencial do município de Ribeirão Preto atuando na Proteção Social Básica da Política de Assistência Social no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Atualmente, é credenciada e inscrita no Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e no Conselho Municipal da Assistência Social.

Possui sede própria e área de construção aproximada de 1.500 m². Dispõe de biblioteca, sala administrativa, sala de gerenciamento de doações, salas de oficinas, sala de apoio, sala da equipe técnica, sala de informática, oficina de tear, atelier de costura, cozinha, refeitório, quadra de esporte coberta, quadra de areia, parque recreativo, banheiros femininos e masculinos, sala profissionalizante de gastronomia e cozinha industrial.

Para mais informações do trabalho e da campanha: Rua Gui Saad Salomão, 880 – Parque Ribeirão Preto – (16) 3919-0723 

Dia do Doador de Sangue

Estoques das bolsas de sangue estão 60% abaixo do ideal (Alfredo Risk)

Neste sábado (25) foi celebrado o Dia Nacional do Doador de Sangue, outra forma de participar de campanhas solidárias que ajudam muita gente e salvam vidas. Desde o início de novembro, o Banco de Sangue de Ribeirão Preto está contemplando os doadores que fizerem sua doação, com a entrega de uma lembrancinha para reforçar a importância do gesto.

A ação, além de exaltar esses heróis anônimos que se dispõem a salvar vidas, é um alerta para que mais pessoas se tornem doadoras. De acordo com o Ministério da Saúde, apenas cerca de 1,8% da população brasileira é doadora, já a OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda que esse índice chegue a, no mínimo, 3%.  

Até 30 de novembro, as pessoas que comparecerem à unidade e efetuarem sua doação, serão presenteadas com um mimo alusivo à campanha Vem Doar (enquanto durarem os estoques), que, neste ano traz o mote “Vidas que pulsam em sintonia”. “Agradecemos a cada uma das pessoas que se dispõem a doar uma pequena quantidade do seu sangue, para salvar até quatro vidas. Essa campanha coincide com a temporada de maior necessidade de doações, pois tivemos vários feriados prolongados que impactaram na queda dos estoques sanguíneos. E, logo, já teremos as festas de fim de ano e o período de férias escolares, que também são eventos que refletem esse cenário”, afirma Micheli Caligioni, captadora de doadores do GSH Banco de Sangue de Ribeirão Preto. 

A instituição informa que os estoques das bolsas de sangue estão 60% abaixo do ideal, um estado considerado preocupante, sob risco de comprometer o abastecimento dos 12 hospitais que são atendidos na região. A necessidade maior neste momento é do sangue O-, pois os estoques estão muito baixos. 

A doação de sangue proporciona chance de vida e esperança aos pacientes internados que necessitam de transfusões, entre eles, os que têm anemia falciforme, os que estão em tratamentos de câncer, além das vítimas de acidentes de trânsito e queimaduras, pacientes que serão submetidos a cirurgias de médio e grande porte, como cardíacas e transplantes.  

A unidade funciona de segunda a sábado, das 7h às 12h, na Rua Quintino Bocaiúva, 975, Vila Seixas – (16) 3977-5900 | WhatsApp: (16) 99702-0830. Para doar, basta comparecer à unidade, ou agendar previamente.  

Postagens relacionadas

No hospital, Bolsonaro assina três decretos

Redação 1

PUBLICIDADE: Assine Jornal Tribuna!

Redação 1

Vereador Renato Zucoloto sofre infarto

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com