A segunda edição do projeto “Nove Aberta” teve a participação de 1.300 pessoas, segundo estimativa da Guarda Civil Metropolitana de Ribeirão Preto. Com diversas atividades espalhadas pela avenida Nove de Julho, entre brincadeiras, exposição, jogos, entre outras ações, o movimento parecer ter confirmado o desejo da população para que a avenida passe a ser o novo ponto de encontro dos ribeirão-pretanos.
As famílias também puderam retirar mudas de árvores e adotar animais de estimação junto à Secretaria Municipal do Meio Ambiente, além de desfrutar das opções gastronômicas e apreciar as exposições de artesanatos. “Esta edição confirmou que a iniciativa tornou-se um importante encontro entre os ribeirão-pretanos”, ressalta o prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB).
O evento é realizado todo segundo domingo de cada mês e é organizado por movimentos culturais da cidade. É semelhante ao projeto realizado todos finais de semana na avenida Paulista, em São Paulo. Tem o apoio da Guarda Civil Metropolitana, Secretaria Municipal da Cultura, Secretaria de Esportes, Meio Ambiente e Coordenadoria de Limpeza Urbana, da prefeitura de Ribeirão Preto. A próxima edição acontece no dia 8 de dezembro.
Assim como no primeiro evento, a Secretaria de Esportes esteve presente com seus professores para oferecer diversas atividades como basquete, minivôlei, tênis de mesa, capoeira, atividades para crianças com deficiências, atividades lúdicas, contação de histórias, ioga, música, atividades da Abic, cama elástica e apresentações de palhaços.
A interdição nos dois sentidos da avenida, entre as ruas Barão do Amazonas e Garibaldi, ocorreu a partir das sete horas do domingo pela Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto (Transerp), e a segurança ficou a cargo da Guarda Civil Metropolitana e Polícia Militar. Em setembro, cerca de quatro mil pessoas compareceram na avenida Nove de Julho, que foi fechada ao tráfego de veículos.