O Teatro Municipal de Ribeirão Preto recebe esta quinta-feira, 4 de julho a partir das 19h30, a apresentação final da 9ª edição do projeto “Tocando e Encantando”, que leva acesso à arte e à cultura para crianças e adolescentes da cidade. Cerca de 400 alunos entre seis e 17 anos subirão ao palco para mostrar as habilidades desenvolvidas nas oficinas artísticas gratuitas.
“O público pode esperar um espetáculo emocionante, com muitas acrobacias, malabarismos, coreografias, ritmos, música popular e uma peça de teatro”, adianta a coordenadora do projeto, Barbara Scatena. Essa será a segunda apresentação pública desta turma. O primeiro espetáculo aconteceu em dezembro do ano passado, na Sala dos Arcos do Centro Cultural Palace.
O Municipal fica na praça Alto do São Bento s/nº, Jardim Mosteiro. O local tem capacidade para receber 515 pessoas – o estacionamento tem 40 vagas.
O “Tocando e Encantando” visa democratizar o acesso à cultura e proporcionar novas oportunidades para crianças e jovens. As aulas, oferecidas por professores experientes, contribuem para o desenvolvimento da criatividade, da expressão corporal, da disciplina e do trabalho em equipe.
As atividades de danças urbanas, violão e práticas em conjunto foram realizadas no Palace (Centro), na igreja Bom Pastor (Jardim Zara) e na paróquia São Mateus (Quintino Facci I). Outras duas oficinas foram oferecidas em parceria com instituições de Ribeirão Preto: circo (Associação Alvorada – Jardim do Trevo) e teatro (Casa das Mangueiras – Vila Recreio).
Jornada de aprendizado e transformação – Para o professor Victor Daniel, que leciona violão no projeto desde a sua fundação, a experiência é extremamente gratificante. “Trabalhar ensinando arte é muito satisfatório. Além de proporcionar desenvolvimento cultural, as artes têm o poder de transformar vidas”, afirma. Ele conta que os momentos mais marcantes em sua trajetória ocorrem quando ex-alunos o procuram para dizer que passaram a trabalhar com música, utilizando os conhecimentos adquiridos no “Tocando e Encantando”.
A professora de dança Dauany Moraes compartilha da mesma emoção. “Ensinar danças urbanas tem sido muito gratificante. Os alunos se divertem com as músicas, os ritmos animados e os passos desafiadores”, conta. Ela destaca que as aulas contribuem para o desenvolvimento da musicalidade, da coordenação motora e da expressão corporal dos alunos.
A 9ª edição do projeto “Tocando e Encantando” teve início em julho de 2022, com patrocínio da empresa RTE Rodonaves, por meio do ProAC (Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura, Economia e Indústrias do governo do Estado de São Paulo), e produção executiva da Origem Produções.