Tribuna Ribeirão
Política

‘Projeto do Uber’ deve ser votado

ALLAN S. RIBEIRO/CÂMARA

A sessão da Câmara de Ri­beirão Preto desta terça-feira, 3 de julho, promete ser uma das mais agitadas antes do recesso parlamentar de inver­no. Os vereadores serão obri­gados a votar o projeto de lei nº 118/2018, enviado ao Le­gislativo pelo prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB), que regulamenta o transporte por aplicativo na cidade – o popu­lar “projeto do Uber”.

A proposta terá que ser vo­tada nesta terça-feira porque o prazo de 45 dias estabelecido pelo artigo 42 da Lei Orgânica do Município, para que o pro­jeto seja levado ao plenário, expirou no domingo (1º). A prefeitura solicitou no encami­nhamento do projeto que o Le­gislativo obedeça a LOM. Isso significa que se não for votado ocorrerá o “sobrestamento” e a pauta será “trancada”.

Se isso ocorrer, os vereado­res não poderão aprovar mais nada até a votação da propos­ta “que disciplina o transporte individual privado remunera­do por plataformas digitais em Ribeirão Preto”. Se ficar sem parecer ou algum parlamentar pedir vistas, a sessão será ime­diatamente encerrada e a se­guinte só será destravada após a votação do projeto que regu­lamenta os apps do transporte como Uber, 99Pop, WillGo, Cabify e 99Táxi, entre outros.

Além da questão legal a ser cumprida, os vereadores de­verão enfrentar manifestações no plenário, tanto dos taxistas como dos motoristas que tra­balham com aplicativos na ci­dade. Os dois grupos já anun­ciaram que defenderão seus interesses. Os trabalhadores dos apps afirmam que o novo projeto de lei inibe o exercício da atividade, além de gerar cus­tos que deverão ser repassados para os usuários do serviço.

Já os taxistas pedem rapi­dez na aprovação do projeto, pois, segundo eles, atualmente enfrentam uma concorrên­cia desleal. Querem a limita­ção no número de motoristas autorizados a trabalhar pelos aplicativos. Para eles, o ideal seria a Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto (Transerp) conceder mil autorizações, no máximo.

A regulamentação do trans­porte por aplicativo em Ribei­rão Preto já provocou muita polêmica entre os motoristas do Uber e taxistas. A primeira tentativa, por meio de decreto assinado pelo prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB) – com base em estudos da Empresa de Trânsito e Transporte Ur­bano (Transerp) –, foi vetada pelo Legislativo em 6 de março. Os vereadores alegaram que o Congresso Nacional e o gover­no federal não haviam regula­mentado o serviço.

No dia 27 de março, po­rém, o presidente Michel Te­mer sancionou a lei nº 13.640 que regulamenta o transporte privado de passageiros por aplicativos. Atualmente, o novo projeto de lei de Duarte Nogueira tramita na Comissão de Justiça e Redação – a popu­lar Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) – e a expectativa é que seja votado em plenário na próxima semana.

Atuam em Ribeirão Preto cerca de 1.500 pessoas ligadas ao aplicativo Uber, quase qua­tro vezes o número estimado de taxistas (800) – a Transerp tem 384 concessões, mas a quantidade de trabalhadores é maior porque eles se reve­zam em turnos com o mesmo carro. As principais queixas dos motoristas de aplicativos em relação ao decreto da pre­feitura barrado pela Câmara eram a cobrança de taxa de 1% a 2% por corrida e a exi­gência de o veículo estar no nome do condutor.

Muita gente usa o carro de parentes ou até alugam auto­móveis para trabalhar. Alguns artigos das duas propostas são semelhantes. No novo proje­to, serão obrigatórios veículos com capacidade de até quatro passageiros, excluído o condu­tor, desde que possua, no má­ximo, oito anos de fabricação e seja licenciado em Ribeirão Preto, além de devidamente identificado com o nome da provedora a que estiver vin­culado, exposto no para-brisa dianteiro de veículo quando da prestação do serviço.

Postagens relacionadas

Câmara denuncia veto a vereadores

Redação 1

TJ manda soltar Luchesi Júnior

Redação

Justiça mantém reajuste na tarifa de ônibus

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com