Na tarde desta terça-feira (21) foi apresentado o projeto da obra da nova unidade do Bom Prato Centro. O restaurante popular, que será construído em novo endereço, localizado a menos de 150 metros da atual unidade, tem previsão para ser entregue no ano de 2022. Participaram do encontro a secretária estadual de Desenvolvimento Social, Célia Parnes, o prefeito, Duarte Nogueira, secretários municipais, vereadores, gestores da unidade Bom Prato e o representante da empresa executora do projeto.
“Ribeirão Preto mostra que está disposta a investir em grandes projetos. As novas estruturas do Bom Prato são modernas, ousadas e comprometidas com a sustentabilidade e conforto dos usuários, além de estarem localizadas em regiões estratégicas. Percebemos a empatia de toda equipe que demonstra o cuidado com os cidadãos de maior vulnerabilidade. Uma iniciativa que faz a diferença na vida dessas pessoas”, destacou a secretária Estadual, Célia Parnes.
A nova estrutura será totalmente sustentável, com sistema de energia solar, captação e reuso de águas pluviais, ambiente climatizado, além de estar localizada próxima aos principais modais de transporte público e importantes equipamentos centrais, com fácil acesso.
Para o prefeito Duarte Nogueira, as novas unidades Bom Prato no município representam um avanço não somente na qualidade, mas consolida projetos inovadores no segmento social, impactando positivamente a vida de quem mais precisa.
“São unidades totalmente pensadas nas necessidades dos seus frequentadores. Todos os detalhes foram desenvolvidos para que os usuários se sintam acolhidos e os serviços cheguem a quem realmente mais precisa”, destacou.
Diferente dos modelos tradicionais, o novo Bom Prato contará com um anexo que oferecerá serviços de higiene, como banho, corte de cabelo, barbearia e doação de roupas limpas. Os serviços serão voltados a pessoas em situação de vulnerabilidade social que frequentam o restaurante popular, garantindo mais dignidade e conforto a quem mais precisa.
No equipamento serão prestadas informações e triagem aos diversos programas da Secretaria da Assistência Social, como exemplo o Centro Pop.
Outro diferencial será a implantação de um espaço pet, com objetivo de acolher os cães de estimação dos frequentadores do restaurante, especialmente aqueles que estão em situação de rua. A iniciativa visa incluir o maior número de pessoas, inclusive as que por muitas vezes deixam de utilizar o restaurante popular por não terem onde deixar seus cães. Trata-se de um espaço seguro, que abrigará os animais enquanto seus donos fazem suas refeições.
Estrutura
O equipamento contará com espaço três vezes maior à atual estrutura, passando de 400 para 1500 metros, garantindo mais fluidez e qualidade no atendimento aos usuários. No novo endereço estão previstas diversas melhorias, como: ambiente climatizado, paisagismo, área livre para ventilação e iluminação naturais, sistema de captação de energia solar (placas fotovoltaicas) e captação e reuso de águas pluviais. A unidade, inaugurada em 2005, serve diariamente 300 cafés da manhã, 300 jantares e, aproximadamente, duas mil refeições.
Bom Prato HC
A segunda unidade da rede Bom Prato em Ribeirão Preto, que está sendo construída a 700 metros da Unidade Campus do HC, deve começar a atender no primeiro trimestre de 2022.
O Bom Prato do HC vai custar R$ 3.663.727,33. O restaurante contará com área total de 2.460 metros quadros, sendo 1.103 m² de área construída.
Na obra já foram instalados os pisos e revestimentos dos salões internos, mais de 50% dos telhados concluídos, além das instalações hidráulicas e elétricas. Após a conclusão da obra, o espaço receberá mobiliário que atende aos padrões definidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo.
Depois de inaugurado, o Bom Prato do HC deverá servir 1.400 almoços diariamente, dos quais 140 para crianças com até seis anos de idade e 1.260 para adultos, de segunda a sexta-feira, exceto aos feriados. Também está previsto o fornecimento de 300 cafés da manhã diários.
A unidade será operada pelo Instituto Protagonismo, em parceria no regime de mútua cooperação em interesse público e recíproco com a pre-feitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, e o governo de São Paulo, por meio da Secretaria do Desenvolvi-mento Social e Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional (Seds/Cosan).