A ONG Vitória Régia de Ribeirão Preto, que há mais de três décadas atua em defesa da questão feminina e na luta intransigente dos direitos humanos, estendeu o Projeto “Educação, Diversidade e Saúde” para outros espaços. Desde o início do ano, a entidade executa ação multiprofissional de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, priorizando, alunos do ensino fundamental de escola pública e espaços comunitários.
O projeto iniciou-se na EMEF “Drº Faustino Jarruche”, no bairro Jardim Marchesi com capacitação dos professores e equipes e agora segue em nova etapa por meio de oficinas com os alunos. Além desta escola municipal, o projeto acaba de chegar na Escola Estadual “Vereador José Veloni” e também na sede da Organização Cidadania Ativa (OCA), situadas na região oeste da cidade.
Nestes locais, os profissionais da ONG Vitória Régia desenvolvem capacitação de multiplicadores junto aos alunos, professores e colaboradores abordando temas como: relações saudáveis e prevenção de violência e abuso sexual, oficinas de construção de gênero e sexualidade, por meio de oficinas e dinâmicas, acolhimento diante de situações de violência e abuso sexual, entre outras ações de proteção de crianças e adolescentes.
“Na escola municipal “Faustino Jarruche”, por exemplo, onde primeiramente o projeto foi instalado, já executamos com sucesso a primeira fase, que foi a capacitação de professores, para serem multiplicadores na atenção de prevenção e encaminhamentos ao abuso sexual, quando estiverem diante destas ocorrências. Foi uma fase muito positiva, com grande interesse e participação dos professores e agora estamos realizando a segunda fase, que são as oficinas com os alunos”, explica Patrícia Neri, coordenadora do Projeto “Educação, Diversidade e Saúde”. Na Escola Estadual “Vereador José Veloni” e também na “Organização Cidadania Ativa” (OCA), o trabalho acontece concomitantemente com equipe, crianças e adolescentes por meio de oficinas de capacitação. O projeto denominado “Educação, Diversidade e Saúde”, que tem duração de doze meses, conta com o fundamental apoio do Grupo Rodonaves e será desenvolvido com alunos de escolas municipais/estaduais e comunidades. Seu objetivo, além de chamar a atenção para esta situação que fere o direito da pessoa, é capacitar, primeiramente, educadores e comunidade para a defesa das crianças e dos adolescentes em situação de violência e abuso sexual.
Informar para proteger– “O projeto tem levado informações fundamentais, especialmente jurídicas, a todos os envolvidos nesta iniciativa educacional, capacitando-os, gradualmente, para, em conjunto, enfrentarmos essa realidade de violência e abuso de direitos das crianças e adolescentes, que tanto nos horroriza e de estatísticas alarmantes”, declara Larissa Brito, presidente da ONG Vitória Régia. Informações, segundo ela, que é advogada, são vitais para identificação destas ocorrências e para aplicar as atitudes corretas e imediatas na proteção da vítima. “A escola é um universo amplo e cada dia mais diversa. Com as ferramentas certas, teremos mais condições de ajudar quando essa situação estiver na nossa frente, nesta parceria tão importante com a secretaria municipal da Educação”, acrescenta Larissa.
Dados- As denúncias de violência contra crianças e adolescentes no primeiro semestre de 2022 em Ribeirão Preto (SP) representam 92% do total relatado em 2021, apontam dados do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. O número supera os casos de 2020. Segundo informações disponíveis no portal da pasta, neste ano foram 249 denúncias entre janeiro e junho. No ano passado, inteiro o órgão registrou 270 casos e, há dois anos, 230. De acordo com o boletim, no período de 2015 a 2021, foram notificados 202.948 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil, sendo 83.571 contra crianças e 119.377 contra adolescentes. Em 2021, o número de notificações foi o maior registrado ao longo do período analisado, com 35.196 casos.
Serviço: Projeto “Educação, Diversidade e Saúde”, realização da ONG Vitória Régia de Ribeirão Preto
Locais que recebem o projeto: EMEF “Dr Faustino Jarruche”; (Jardim Marchesi), EE “Vereador José Veloni” (Jardim Monte Carlo) e OCA- “Organização Cidadania Ativa” (Vila Virgínia)
Assessoria de Imprensa: (Márcia Rosseto)16 991004376