Tribuna Ribeirão
Cultura

Projeto Cultural da UGT completa 15 anos

O mês de maio dá início a uma série de atividades cul­turais promovidas pelo Me­morial da Classe Operária – UGT em Ribeirão Preto. As atividades visam festejar os 15 anos do Memorial e ocorre­rão sempre na sede da antiga UGT, localizada na Rua José Bonifácio, 59, centro. Serão conferência, shows de samba, exposição fotográfica, feira es­pecial do dia das mães, a festa Black Nugroove e uma porção de outras atividades até o final do ano para celebrar e promo­ver a nossa cultura.

Fachada do Memorial da Classe Operária

“Nosso objetivo com este projeto é marcar os 15 anos do Memorial, resgatando a cultura de raiz da nossa ci­dade”, explica Vinícius Bar­ros, presidente da Associa­ção Amigos do Memorial da Classe Operária – UGT, ao professor Lages, que visitou o prédio essa semana.

O Memorial se localiza no antigo prédio da União Geral dos Trabalhadores e foi fun­dado em 2004, após restauro do espaço que é tombado pelo Conselho Municipal de Pre­servação do Patrimônio Cultu­ral de Ribeirão Preto (CONP­PAC). Na época, entidades da Sociedade Civil com apoio do Ministério Público, garantiam a preservação deste espaço tão significativo para a nossa his­tória e onde hoje funciona um dos principais centros cultu­rais de Ribeirão Preto.

“O Memorial é um bem cultural e arquitetônico de imensa importância para a cidade, pois conserva memó­rias de lutas e de resistência populares da nossa cidade”, explicou Vinicius. Atualmente o prédio do Memorial está pas­sando por uma ampla reforma com o apoio do Proac-Edital. Vinicius explica ainda que o projeto, além da programação cultural, contempla a reforma do prédio, que agora trará mais segurança e qualidade para este patrimônio.

Desde a sua fundação, o Memorial se propõe a ser um local de articulação, difusão e formação cultural, além de atuar na defesa de direitos, reunindo inúmeros grupos sociais. De 2011 a 2013, se­diou o Pontão de Cultura Sibipiruna, ação responsável pela gestão da Rede Munici­pal de Pontos de Cultura. Em 2015, realizou o projeto Baixa­da Cultural com apoio do Go­verno do Estado.

Nestes 15 anos, centenas de eventos culturais e de ati­vidades de movimentos da sociedade civil organizada aconteceram no espaço, de­monstrando seu potencial de intervenção na vida da cidade. Agora, o projeto do Proac-Edi­tal vai oferecer um calendário de atividades culturais, con­tando com oficinas de diversos segmentos artísticos, apresen­tações musicais e teatrais, feira, sarau e muito mais.

A programação do proje­to ‘Memorial 15 anos’ come­ça no dia 1º de maio, Dia do Trabalhador, com conferência e coquetel comemorativo. A atividade terá entrada gratuita e iniciará a partir das 17 horas. O endereço é Rua José Boni­fácio, 59, Centro. Para mais informações, ligar para (16) 3610-8679 e falar com Simo­ne Kandratavicius ou Vinícius Barros, ou enviar e-mail para: [email protected].

Cronograma de atividades culturais do projeto “Memorial 15 anos” no mês de maio:

Dia 01 – Conferência e Coquetel comemorativo Memorial 15 anos (c/ show do Samba da Opinião e exposição fotográfica) – das 16h às 22h;
Dia 11 – Feira na Baixada especial dia das mães – das 15h às 21h;
Dia 18 – Festa Black Nugroove edição especial 016 – das 22h às 04h – R$ 10,00;
Dia 26 – Slam da Cana edição de aniversário de 1 ano – das 16h às 22h.

Postagens relacionadas

Sinfônica leva ‘Noite Italiana’ ao Pedro II

Redação 1

Inscrições para Mostra Autoral da 2ª edição do FestMAO foram prorrogadas

William Teodoro

As cantoras Gal Costa e Xenia França são as convidadas do “Espelho” de segunda, dia 18, às 23h

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com