Nesta sexta-feira, 19 de junho, Ribeirão Preto comemora 164 anos. Para celebrar o aniversário da cidade, a Fundação do Livro e Leitura preparou uma programação especial para a agenda semanal do projeto “40tena Cultural” que vai desta terça-feira (16) a sábado (20). Todas as atividades são gratuitas e serão oferecidas pela internet, respeitando todos critérios de distanciamento e isolamento sociais da pandemia de coronavírus (covid-19).
Nesta terça-feira (16), o poeta brasileiro Zack Magiezi abre a semana com uma live no Instagram da Fundação (@fundacaolivrorp), a partir das 19 horas, com mediação de Bettina Pedroso, do núcleo de programação da instituição. O autor, que explora situações cotidianas com poemas curtos e notas ao estilo das máquinas de datilografia, vai contar um pouco de sua experiência, trazer relatos sobre seu trabalho e repercussão na internet.
Magiezi tem mais de um milhão de seguidores e começou a escrever e divulgar poemas pelo Instagram no final de 2013. De lá para cá, sua produção se intensificou com várias ramificações, projetos culturais e um livro autoral. Na sexta-feira (19), aniversário da cidade, às dez horas, o professor e fanzineiro Arnaldo Júnior e o escritor e professor Marcio Fabiano ministram uma oficina de cordel sobre Ribeirão Preto.
A transmissão será feita pela plataforma de reuniões Zoom. O link está disponibilizado na BIO do Instagram da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto: https://us02web.zoom. us/j/82861940667. Ao final da tarde, às 17 horas, a criadora do canal “O Centro é Legal”, Débora Cavalcante e Rafael Cardoso, também estarão no Instagram da Fundação para um bate-papo durante a live sobre o sentimento de pertencer a Ribeirão Preto.
Para encerrar as celebrações, às 19 horas, Adriana Silva, Gilberto Abreu e Lilian Rosa se reúnem para contar histórias sobre Ribeirão Preto. A atividade também acontece via conexão ao aplicativo Zoom. Para participar é preciso acessar o link disponível na BIO do Instagram (https://us02web.zoom.us/j/83623588538#success).
Já no sábado (20), às 16 horas, a bibliotecária e coordenadora do Clube do Livro, Gabriela Pedrão irá mediar o tradicional encontro do grupo. A obra escolhida para o mês de junho é “A Metamorfose”, de Franz Kafta (1883- 1924). O livro narra um momento da vida de um caixeiro viajante, chamado de Gregor Samsa, que abandona suas vontades e desejos para sustentar a família e pagar a dívida dos pais. Os interessados em participar deverão acessar o link que está disponibilizado para a plataforma de reuniões Zoom, no Instagram da fundação https://us02web.zoom.us/j/87145201256 .