A atriz, diretora e professora de teatro, Tânia Alonso, é a convidada do projeto Angá para ministrar a Oficina de Contação de Histórias “Do Princípio ao Fim (e um pouquinho do meio)”, que acontece no próximo sábado, 14 de setembro, das 9h às 13h na BSJ (Biblioteca Sinhá Junqueira – Rua Duque de Caxias, 547, centro). A atividade é gratuita e aberta ao público.
Segundo a contadora de histórias, Monalisa Machado, responsável pela programação da oficina, essa atividade será centrada em perguntas que são fundamentais para a contação de histórias. São elas: como se começa uma contação de história? E para terminar? Como é que faz? “Nessa oficina, nossa convidada vai criar e experimentar possibilidades para ir além do “Era uma vez…”. Além disso, o grupo irá pensar sobre a fluência e o ritmo dentro da contação”, conta.
A convidada do encontro, Tânia Alonso é atriz, diretora e professora de teatro e durante a faculdade de Artes Cênicas pesquisou “O Ator como Narrador”, sob a orientação da professora Maria Thaís. Porém, seu caminho como contadora de histórias se confunde com a maternagem e, ao ler para seus filhos, descobriu a paixão pela literatura infantojuvenil e, principalmente, pelas narrativas das histórias.
A participação da Tânia Alonso é a última prevista com artistas convidados. Depois desta programação, a oficina promoverá mais duas atividades a serem ministradas por Monalisa Machado, que funcionarão como preparação para a apresentação de fim de ano do projeto, evento que integrará outras oficinas do Projeto Angá numa apresentação artística para comunidade. “Estamos felizes de termos feito a escolha por encontros mensais com diversificação de contadores. Tem sido muita rica a trajetória da nossa oficina. Cada profissional que participa oferece uma experiência diferente, o que amplia o conhecimento dos participantes sobre esse universo tão plural que é a contação de história”, explica Monalisa.
Com produção executiva da Origem Produções, o projeto Angá oferece oficinas de Artes Cênicas, Circo, Música e Contação de Histórias e conta com o ProAC (Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura, Economia e Indústrias do Governo do Estado de São Paulo), além de patrocínio da Rodonaves. Mais informações [email protected].
SERVIÇO
O que: Oficina de Contação de Histórias “Do Princípio ao Fim (e um pouquinho do meio)” – atividade da 2ª edição do Projeto Angá
Data: 14/9/2024 (sábado)
Horário: 9h às 13h
Local: Biblioteca Sinhá Junqueira, situada à Rua Duque de Caxias, 547
Entrada: participação aberta e gratuita, Classificação: livre
Obs. O interessado deve inscrever-se na entrada da oficina, diretamente com a professora responsável no local.