Tribuna Ribeirão
DestaquePolítica

Projeto ‘alivia’ impostos no Centro

JF PIMENTA/

O vereador Fabiano Gui­marães (DEM), presidente da Comissão Permanente de Desenvolvimento Econômi­co da Câmara de Ribeirão Preto, apresentou projeto de lei complementar que prevê incentivos fiscais aos presta­dores de serviço e estabeleci­mentos comerciais que atuem na região central da cidade. A proposta foi batizada de “Ri­beirão Criativa”.

A proposta surgiu depois que o vereador se reuniu com o presidente da Câmara de Di­rigentes Lojistas (CDL), Paulo Garcia Lopes, para tratar de projeto liderado pela entidade que objetiva instituir, por meio de lei, incentivos fiscais a em­preendimentos do quadrilá­tero central. Garcia também é presidente do Sindicato do Co­mércio Varejista de Ribeirão Preto e Região (Sincovarp).

O objetivo é desenvolver a economia criativa do quadri­látero central da cidade, con­cedendo isenção de impostos para determinadas atividades comerciais instaladas ou que vierem a se instalar no local. Entre os tributos que poderiam entrar no pacote está o Imposto Sobre Serviços (ISS) – para autô­nomos, liberais e sociedades de profissionais liberais.

Também entrariam no pa­cote o Imposto sobre Transmis­são Intervivos de Bens Móveis (ITBI) – na taxa de licença de funcionamento e na de licen­ça de publicidade –, além de desconto no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). A iniciativa é semelhante a da cidade de Santos. A diferença é que, na cidade do Litoral Sul do Estado, a proposta da lei partiu do prefeito Paulo Ale­xandre Barbosa (PSDB).

“Apoio totalmente a inicia­tiva e já requeri análises junto à Secretaria da Fazenda sobre o projeto, cuja ideia está sendo disseminada pelo CDL em nível nacional, seguindo o modelo do projeto de lei que tramita na Câ­mara Municipal da cidade de Santos”, explica Fabiano Gui­marães. O parlamentar com­plementa que é preciso levar em consideração as peculiari­dades e características locais, adequando o projeto à realida­de de Ribeirão Preto.

Ele explica ainda que, devido à atual crise financeira de Ribei­rão Preto, é preciso mensurar o impacto dos prós e contras “para que consigamos estimular o comércio e assim, a geração de mais empregos. Com isso, dimi­nuirá o fardo de fechamento de empresas e demissões do varejo da região central e ao mesmo tempo dinamizando e promo­vendo novas experiências de ex­pressão e consumo cultural em um centro revitalizado”, conclui. Atualmente o projeto de Lei está na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Câ­mara de Vereadores, que pode emitir parecer favorável ou con­trário. Como haveria renúncia de receita, e para isso o autor de­veria indicar a fonte de recursos para compensação, o Executivo também pode vetar a proposta.

Segundo a Câmara de Di­rigentes Lojistas, a revitalização do Centro de Ribeirão é uma questão urgente e o incentivo ao comércio é fundamental nesse processo. Além de estimular a revitalização, a ocupação e levar investimentos à região central, a proposta também ajuda a mo­vimentar a economia local, a manter empregos e até mesmo gerar novas vagas de trabalho. Outro fator positivo é o incre­mento do potencial imobiliá­rio na região atraindo novos moradores e consumidores, dizem os defensores da ideia.

“Levamos a demanda ao legislativo que, de pronto, por meio de parlamentares que en­tenderam a importância do as­sunto, aceitou estudar sua viabi­lidade. Entendemos que a ideia é positiva e deva ser, no mínimo, avaliada com carinho pelo po­der público”, afirma o presidente da entidade, Paulo Garcia Lopes. Para ele, nos últimos anos, o co­mércio varejista de Ribeirão Pre­to – um dos pilares da economia local e regional – vem sofrendo os reflexos da crise com suces­sivas quedas nas vendas. “Uma cidade forte precisa de um co­mércio forte”, conclui.

Quadrilátero central
Oficialmente, o quadrilátero central de Ribeirão Preto é de­limitado pelas avenidas Doutor Francisco Junqueira, Indepen­dência, Nove de Julho e Jerôni­mo Gonçalves. É nesta região que ficam localizados alguns dos principais estabelecimentos e al­gumas das principais atrações da cidade e construções históricas.

Estão nesta lista o Shopping Santa Úrsula, Theatro Pedro II, calçadão, Edifício Diederichsen (primeiro da cidade), praça XV de Novembro (matriz), praça Carlos Gomes, Catedral Me­tropolitana de São Sebastião, Mercadão Municipal, Choperia Pinguim, entre outros atrativos.

Postagens relacionadas

Zezinho Gimenes cobra humildade de Nogueira

Redação 1

Conppac tomba a primeira árvore

William Teodoro

Carnaval ainda é dúvida em RP

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com