Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Programa quer incentivar ações para as famílias

FOTOS: J.F.PIMENTA

As prefeituras de todo o país já podem se inscrever no Programa Município Amigo da Família (PMAF). A inicia­tiva é do Ministério da Mu­lher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) e tem como meta incentivar ações de implementação de políticas públicas familiares.

Os municípios que de­sejarem aderir ao programa devem comprovar que pro­movem, no mínimo, seis das onze iniciativas para a valo­rização da família indicadas pelo Governo Federal. Essas iniciativas estão divididas em quatro áreas de atuação: planejamento de políticas fa­miliares; apoio à maternida­de e paternidade; promoção de vidas saudáveis e despor­to e lazer.

Entre as áreas de atuação indicadas estão o planeja­mento de políticas familiares com a criação de um plano municipal de políticas fami­liares, com foco no fortaleci­mento de vínculos conjugais e intergeracionais e uma mais ousada: que cada município crie a Secretaria Municipal da Família, como fez a cidade de Blumenau, no estado de Santa Catarina. Outra área de atua­ção prevista pelo programa é a da saúde, com foco na preven­ção ao suicídio e a automutila­ção entre jovens e adolescen­tes no município.

Em Ribeirão Preto, a verea­dora Gláucia Berenice (DEM) trabalha para que a prefeitura providencie a documentação referente às ações, programas e projetos conforme solicita­do e os envie com urgência ao Ministério. “Há algum tempo atuo nessas áreas das quais faço algumas das minhas principais bandeiras no mandato”, explica a parlamentar.

Municípios que desejarem aderir ao programa devem comprovar que promovem, no mínimo, seis das onze iniciativas para a valorização da família indicadas pelo Governo Federal

Ela destaca entre estas ações, a saúde das mulheres, programas de incentivo à ado­ção, ações incentivo de ativida­des físicas e sociais, principal­mente em bairros de periferia, cuidado e atenção em ações que envolvam a participação de crianças e adolescentes, Conse­lho Tutelar ativo e criterioso.

Para ela, Ribeirão Preto não terá dificuldades em apresentar essas realizações ao governo fe­deral e receber reconhecimento e auxílio técnico para ampliar a atuação desses programas.

“Ainda que estejamos atra­vessando, possivelmente, uma das piores crises sanitárias da história não podemos fechar os olhos para a importância deste cenário de valorização da vida familiar e ainda ter ações como essas respaldadas por um pro­grama Federal. Ribeirão Preto por ser uma metrópole e centro regional precisa ser valorizado como um município que pro­cura ampliar esses benefícios até pela integração proposta pelo governo federal”, conclui.

Os municípios que ade­rirem ao programa terão apoio técnico para que pos­sam adotar, implementar e aprimorar as políticas pú­blicas. Para isso devem en­caminhar a documentação que comprova as ações para o e-mail [email protected]. Um Comitê Gestor do pró­prio ministério vai avaliar as iniciativas apresentadas pe­las prefeituras.

Postagens relacionadas

Governo propõe salário mínimo de R$ 1.502 em 2025

Redação 2

Deixar menor de 12 anos sozinho no veículo ou em condomínio pode dar multa

Redação 2

Ex-candidata a prefeita é nomeada por Nogueira

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com