Fruto da parceria de SINCOVARP, CDL, SINCOMERCIÁRIOS, Sebrae, Senac e entidades apoiadoras, com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), o inédito Programa Inclusão Varejo foi lançado. Por meio de cursos práticos, rápidos e gratuitos, o Centro de Formação Social e Profissional da Semas, vai disponibilizar trilhas de capacitação para cidadãos com baixa escolaridade.
Os objetivos principais são encaminhar os alunos dos cursos já oferecidos para oportunidades de trabalho e renda, junto ao Varejo, e, ainda, criar novos cursos para funções específicas do Comércio. “Uma costureira, por exemplo, pode tanto vender as peças que produz, ao consumidor final, quanto fornecê-las a lojistas parceiros para venda em consignação.
O mesmo caminho pode ajudar uma artesã ou uma confeiteira na busca de oportunidades de trabalho e renda e por uma melhor qualidade de vida. Vamos estimular habilidades e, ao mesmo tempo, oferecer às pessoas menos favorecidas um caminho viável para melhorarem de vida por meio do empreendedorismo e da qualificação profissional”, afirma César Sturari, coordenador do Centro de Qualificação da Semas. Segundo Paulo César Garcia Lopes, presidente do SINCOVARP (Sindicato do Comércio Varejista) e da CDL RP (Câmara de Dirigentes Lojistas), entidades que representam oficialmente o setor, “O Varejo é carente de trabalhadores qualificados, assim como ocorre em diversas áreas da cadeia produtiva. É um problema nacional! Esse projeto é grande oportunidade para quem realmente está disposto a aprender e evoluir, de olho nas vagas de trabalho que o Comércio oferece. Ao mesmo tempo, ajudamos empresas do setor a serem melhores e mais competitivas”, diz.
De acordo com Regina Pesoti Zagretti, presidente do SINCOMERCIÁRIOS (Sindicato dos Empregados do Comércio), o Inclusão Varejo, em reforço ao Movimento Conexão Varejo, vai ampliar a empregabilidade no setor. “Quanto mais empregos, melhor. E quanto mais qualificação esses novos colaboradores tiverem, mais vendas e mais renda serão geradas para quem batalha o sustento do dia a dia. Trata-se de uma iniciativa de grande alcance socioeconômico e extremamente importante para Ribeirão Preto”, destaca.