Tribuna Ribeirão
Geral

Programa envia alerta sobre furto de celular

Mensagens chegarão por aplicativo ou SMS: nova funcionalidade do programa Celular Seguro, lançado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (Divulgação)

Desde esta sexta-feira, 4 de abril, quem está usando um celular roubado ou furtado e cadastrado no aplicativo Celular Seguro vai receber mensagem alertando que o aparelho é alvo de crime. O alerta também vai avisar que a pessoa deve entregar o telefone numa delegacia. 
 
As mensagens chegarão por aplicativo ou SMS e são uma nova funcionalidade do programa Celular Seguro, lançado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública em dezembro de 2023.  
 
Se, depois de receber a mensagem, a pessoa que estiver usando o celular não entregar o aparelho à polícia, poderá ser responsabilizada pelos crimes de receptação ou furto, a depender da investigação. 
 
Mas o objetivo do alerta não é intimidar o criminoso que sabe estar negociando um aparelho fruto de crime, e sim alertar quem não sabe que comprou um telefone furtado ou roubado e combater o comércio desse tipo de equipamento. 
 
Para se cadastrar e proteger o próprio aparelho, o dono do telefone deve baixar o aplicativo Celular Seguro, disponível para Android e iPhone (iOS), fazer login com a conta gov.br, clicar em “registrar telefone”, selecionar “cadastrar telefone”, inserir os dados do celular (número, operadora, marca) e clicar em “cadastrar”. 
 
Nesse processo, ao inserir os dados do telefone, também é possível indicar o contato de uma pessoa de confiança que poderá ser alertada caso o celular seja perdido, furtado ou roubado. 
 
Em caso de furto, roubo ou perda, a própria vítima pode acessar o programa e efetuar o bloqueio do aparelho e de aplicativos financeiros. Mais de 2,6 milhões de pessoas estão cadastradas no Celular Seguro, que já emitiu mais de 121 mil alertas de bloqueio. 
 
O app também permite consultar se o celular que a pessoa pretende comprar tem registro de roubo, furto ou extravio. Para isso é preciso clicar em “Celulares com Restrição”, na tela inicial do aplicativo, inserir o IMEI (número identificador do aparelho) e clicar em “Consultar IMEI”. 
 
Para saber o IMEI do celular, vá até as configurações do aparelho, clique em “Sobre o telefone” (a expressão pode variar) e procure o campo “IMEI”. Até dezembro, o aplicativo Celular Seguro só permitia fazer o bloqueio total do aparelho, o que dificultava a localização dele. 
 
Mas uma atualização tecnológica adicionou o “Modo de Recuperação”, em que são bloqueados apenas o chip e as contas de aplicativos parceiros do Celular Seguro. 
 
Agora é possível configurar um novo chip no celular roubado ou furtado. Quando ele se conecta à rede de uma operadora, é possível identificar que há uma restrição e enviar a mensagem por SMS ou aplicativo. 
 

Postagens relacionadas

BB alerta sobre golpe de falso concurso

Redação 2

Consórcio assume o aeroporto de RP

William Teodoro

Batalha judicial – Empresária de RP consegue direito das Paquitas

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com