Em sessão solene na Câmara Municipal de Ribeirão Preto, no último dia 14, ocorreu mais uma edição do Prêmio Bem-te-Vi de Jornalismo, uma realização da Ordem dos Jornalistas da Região Metropolitana de Ribeirão Preto com apoio da Câmara de Vereadores, Secretaria Municipal da Cultura e Turismo, Instituto do Livro, Grupo Amigos da Fotografia e Jornal Tribuna Ribeirão.
A solenidade foi presidida pelo vereador Mateus Moreno, vice-presidente da Casa de Leis e teve como mestre de cerimônias o ex-vereador e vice-presidente da Ordem, André Luiz da Silva.
A mesa diretora foi formada, ainda, pelo jornalista Rogério Chiaroti, o presidente da Ordem, José Carlos Barbosa, o ex-diretor da Ciretran e ex-presidente da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, Décio Agostinho Gonzalez; e a diretora da Fundação Instituto do Livro, Celma Serrano.
Neste ano, o Prêmio ganhou novo formato destacando os profissionais das mais diversas áreas da comunicação: Fernando Braga, Orlando Lopes da Mota, Mirene Benincasa, Guilherme Nali e Chico Ferreira que falaram sobre a profissão, apresentando vivências pessoais e profissionais.
A organização também fez homenagem aos formadores de profissionais da comunicação nas figuras de Carmen Silvia Porto Brunialti Justo e João Flávio de Almeida.
Um dos momentos de maior emoção foi o vídeo que lembrou os comunicadores falecidos deste a última edição.
O presidente da Ordem, José Carlos Barbosa, destacou o momento de crescimento da entidade que expandiu sua atuação possibilitando a participação de profissionais de todas as cidades integrantes da região metropolitana de Ribeirão Preto.
Conheça os homenageados
FERNANDO BRAGA – Começou a trabalhar em jornal em 1975. Atuou nos periódicos O Diário, Diário da Manhã, Diário de Notícias, Jornal de Ribeirão, Verdade, A Cidade. Comtudo e na revista Revide. Desde 2005 é editor do Jornal da Vila.
ORLANDO LOPES DA MOTA – Diretor de Comunicação da Câmara de Sertãozinho / TV Câmara 46.2, especialista em Marketing e Comunicação Publicitária, mestre em Comunicação/Marketing Estratégico e licenciatura em Filosofia, Pedagogia e Letras.
MIRENE BENINCASA – Formada em Comunicação Social – Jornalismo e pós-graduação em Teoria e Crítica da Literatura, atua desde 2006 na área de Assessoria de Comunicação. Atuou como docente no SENAC na área de comunicação e em jornais da região. É diretora da Phábrica de Ideias.
GUILHERME NALI – Atuou como repórter em jornais de grande circulação como a Folha de S. Paulo. Desde 2007 faz parte do grupo EP, em Ribeirão Preto. Atualmente é editor e apresentador de telejornais da Eptv e da Rádio CBN Ribeirão. Graduado em história e especialista em Ciências Políticas com ênfase em educação. É mestre em Análise e Planejamento de Políticas Públicas e professor do curso de jornalismo do Centro Universitário Barão de Mauá.
CHICO FERREIRA – Chefe de jornalismo da Record TV Interior e apresentador do telejornal SP Record ao lado de sua esposa, Flávia Chiarello. Atuou na EPTV Ribeirão Preto e na RBS TV Porto Alegre. Acumula experiência em jornal impresso, rádio e Televisão
CARMEN SILVIA PORTO BRUNIALTI JUSTO – Doutora em Ciência, Tecnologia e Sociedade; mestre em Ciências, área Psicologia; graduada em Publicidade e Propaganda e em Letras; especialista em Marketing. Professora e coordenadora dos cursos de Comunicação: Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Tecnólogo em Produção Audiovisual, do Centro Universitário Barão de Mauá.
JOÃO FLÁVIO DE ALMEIDA – Professor no curso de Jornalismo e coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da UNAERP; graduado em Comunicação Social e em Filosofia; mestre e doutor; pós-doutor com estudos em Discurso Imagético. É autor de quatro livros. É colunista no site da Revista Revide. Já contribuiu para diferentes canais, como GNT, CBN, Rádio USP e outros.