Apesar de uma obra gastronômica, Sabrina acredita ser impossível falar de comida sem falar de história.
“A proposta é contextualizar o que vemos hoje, como sendo tipicamente brasileiro. Para isso, a obra traça uma narrativa histórica e ilustrada sobre a origem da comida brasileira, desde o Brasil pré-colonial, explicando um pouco dos hábitos dos nativos, passando pela chegada de portugueses, espanhóis, africanos e imigrantes de diversas partes do mundo e analisando algumas das interações entre esses povos”, comentou.
Para Sabrina, essa relação entre comida e história tem muito a dizer sobre as diferentes culturas e povos.
“Todo alimento está repleto de história. Quem come, o que se come, como e quando se come são reflexos da cultura de um povo, de sua história, de sua geografia. Alimentar-nos com um prato característico de uma outra cultura nos aproxima dela, assim como falar a língua de outro povo nos aproxima dele, de certa forma. E o livro trabalha justamente esse assunto”, informou.
O convite para escrever o livro foi feito pela idealizadora e fundadora do BRmais, Fernanda Krüger, em 2017. Após dois anos de pesquisa, a obra foi lançada sob o selo Papagaios Pelo Mundo, durante a Feira Internacional do Livro de Frankfurt, na Alemanha.
O objetivo é contribuir na divulgação e preservação da cultura brasileira e da língua portuguesa. A obra conta com ilustrações de Kelly Abreu-Sode, revisão, projeto gráfico e diagramação de Bianca Donatangelo, supervisão de Fernanda Krüger e revisão técnica da professora Nainôra de Freitas.
A pesquisa feita pela professora foi ampla e incluiu autores de diversas áreas. Além disso, contou com consultas em artigos científicos, teses e dissertações, dicionários e literatura sobre história, cultura, alimentação, antropologia, entre outros.
Atualmente, o livro está disponível para venda apenas na Alemanha. No entanto, os leitores brasileiros interessados em adquirir o livro podem receber mais informações pelo e-mail: contato@ brmais.net.
Apesar de ainda não estar disponível no Brasil, Sabrina Galli sonha na publicação de sua obra por aqui. “Tenho expectativa de lançar o livro no Brasil, mas ainda não tenho previsão sobre quando isso irá acontecer”, finalizou.