Tribuna Ribeirão
Cultura

Produção local Documentários em cartaz no Rio

Dois documentários pro­duzidos e dirigidos pela jorna­lista e presidente da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, Adriana Silva, estão sendo exibidos no Rio de Janeiro: “Memória Italiana – Histórias em Família” e “Bra­vas Donnas – Memória Italia­na”. Os dois longas-metragens estão sendo exibidos no Cine Estação Net Botafogo.

Para quem for até a Cidade Maravilhosa, fica na rua Vo­luntários da Pátria nº 88, no bairro de Botafogo, na Zona Sul. “Memória Italiana” está em exibição até dia 27 de ju­nho. Na sequência, “Bravas Donnas” entrará em cartaz e será apresentado até 4 de julho. Os dois documentários são produzidos pela Latinamerica Entretenimento Internacional.

“Memória Italiana – His­tórias em Família” é um docu­mentário de 76 minutos que retrata o interior do Estado de São Paulo, no final do século XIX, um grande produtor de café, que recebeu a maior parte dos imigrantes italianos vindos para o Brasil para trabalharem nas lavouras. A vida de muitas dessas famílias se confunde com a própria história do Estado e do país. O documentário conta um pouco desta saga dos imigrantes com destaque para alguns nú­cleos familiares que se instala­ram na região de Ribeirão Preto.

Uma narrativa não linear que mapeia os feitos dos imi­grantes e o desenvolvimento do interior paulista. O roteiro e direção é de Adriana Silva, a direção de fotografia é de Guilherme de Paula Rosa Piga, a montagem, edição e direção musical e de arte é de Antonio Bernardo Torres. A pesquisa foi feita por Alice Registro Fonseca e Maria Augusta Scatena Lopes. A classificação é livre.

“Bravas Donnas – Memó­ria Italiana” conta a história da imigração italiana para o Brasil no começo do século XIX. Este documentário com duração de 70 minutos joga luz e garante a voz às bravas donas – mulheres fortes que venceram os tempos ruins. Histórias protagoniza­das pelas mulheres, contadas por elas e por homens que as reconhecem figuras determi­nadas e importantes no pro­cesso histórico da formação da família brasileira.

O roteiro e direção é de Adriana Silva, a direção de fotografia é de Guilherme de Paula Rosa Piga, a montagem, edição e direção de arte e de imagem é de Antonio Bernar­do Torres. A direção musical é de João Paulo Torres. “Esses documentários revelam, de ma­neira muito sensível, a partir de muitos depoimentos, a história de cada entrevistado que, ao final, se apresenta um pouco a história de todos nós”, revela a jornalista Adriana Silva.

Postagens relacionadas

Playboy ‘elimina’ a edição impressa

Redação 1

Vivacidade revitaliza Cerâmica São Luiz

Redação 1

Equipe completa

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com