Tribuna Ribeirão
Economia

Produção industrial cai 0,3% em janeiro

© CNI/José Paulo Lacerda/Direitos reservados

A produção industrial caiu 0,3% em janeiro ante dezem­bro, na série com ajuste sazonal, divulgou na manhã desta quin­ta-feira, 30 de março, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatís­tica (IBGE). Em relação a janei­ro de 2022, a produção indus­trial subiu 0,3%. No acumulado do ano, que tem como base de comparação o mesmo período do ano anterior, a indústria teve uma alta de 0,3%.

Em doze meses, a produção acumula recuo de 0,2%, de acor­do com o IBGE. Em dezembro, o setor havia registrado estabili­dade. “Com esses resultados, o setor industrial se encontra 2,3% abaixo do patamar pré-pande­mia, ou seja, fevereiro de 2020, e 18,8% abaixo do nível recorde alcançado em maio de 2011”, afirma o gerente da pesquisa, André Macedo.

De acordo com ele, embo­ra a produção industrial tenha mostrado alguma melhora de comportamento no fim do ano, uma vez que marcou saldo po­sitivo, ela inicia 2023 com per­da na produção e permanece longe de recuperar as perdas do passado recente.

Onze das 25 atividades in­dustriais pesquisadas apresen­taram queda na produção, na passagem de dezembro para janeiro, com destaque para produtos farmoquímicos e farmacêuticos (-13%), veícu­los automotores, reboques e carrocerias (-6%), produtos alimentícios (-2,1%).

Por outro lado, entre as 14 atividades em crescimento, des­tacam-se as indústrias extrati­vas (1,1%) e produtos diversos (9,2%). Entre as quatro grandes categorias econômicas da indús­tria, apenas os bens de consumo semi e não duráveis não apre­sentaram queda de dezembro para janeiro, ao variar 0,1%.

Bens de capital, isto é, má­quinas e equipamentos usados no setor produtivo, recuaram 4,2%. Os bens intermediários, isto é, os insumos industrializa­dos usados no setor produtivo, caíram 0,8%, enquanto os bens de consumo duráveis apresenta­ram queda de 1,3%. A indústria brasileira chegou a janeiro ope­rando 2,3% aquém do patamar de fevereiro de 2020: apenas seis das 25 atividades investigadas estão operando em nível supe­rior ao pré-crise sanitária.

Postagens relacionadas

Aumento dos combustíveis aperta mais o orçamento

William Teodoro

Projeção para o IPCA sobe a 7,90%

Redação 1

Conab prevê safra de grãos menor

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com