O Poupatempo, por meio da Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp), ampliou a oferta de serviços digitais. Agora, o cidadão já consegue ter acesso a mais de 90 opções disponíveis no portal (www.poupatempo. sp.gov.br), nos totens de autoatendimento e aplicativo Poupatempo Digital. Entre as novidades estão mudança ou adição de categoria, primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e liberação de veículos.
Com uma navegação intuitiva e poucos cliques, é possível solicitar os serviços com agilidade e comodidade. Além de facilitar a vida do cidadão, desburocratizando e oferecendo cada vez mais praticidade, a digitalização possibilita que os processos sejam resolvidos sem a necessidade de sair de casa, especialmente durante o período de pandemia.
Importante destacar que os demais serviços atendidos pelo Poupatempo de forma remota não são realizados nas unidades físicas, como segunda via e renovação da CNH, licenciamento, transferência, e venda e registro de veículos. Além disso, o Programa também disponibiliza em seus canais digitais as opções para Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).
Também tem atestado de antecedentes criminais, seguro-desemprego, carteira de trabalho, Nota Fiscal Paulista, entre outros. Tudo 100% online. A medida garante as vagas no atendimento presencial para os serviços que são obrigatórios a confirmação biométrica, como Registro Geral (RG) e primeira CNH no caso de RG emitido com mais de oito anos.
Atento a este cenário, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) também ampliou em 48% a quantidade de serviços oferecidos por meio digital, saindo de 43 para 64 diferentes tipos de necessidades. Neste modelo, foram 1.924.836 atendimentos, de 17 de agosto a 13 de outubro, número 177% maior na comparação aos serviços presenciais prestados no mesmo período, que totalizaram 694.411.
Com a integração com o Poupatempo e a parceria com a Prodesp foi possível, além de aumentar os tipos de serviços digitais disponíveis, melhorar a qualidade de atendimento e gerar economia aos cofres públicos. Com a reestruturação e otimização de recursos, o Detran.SP reduziu em 45% a despesa média mensal, saindo de R$ 10,8 milhões, em janeiro de 2019, para R$ 5,9 milhões, em setembro de 2020.
CNH (primeira habilitação)
Documento que o Detran. SP dá aos candidatos aprovados nas categorias A (motocicleta e veículos similares), B (automóvel e veículos semelhantes), ou A e B, pelo período de um ano.
Liberação de veículos
Serviço para a liberação do veículo apreendido pelo cometimento de infração de trânsito durante ações de fiscalização que já pode ser realizado remotamente.