A advogada e procuradora Jéssica Helena Rocha Vieira Couto é a nova secretária municipal de Negócios Jurídicos. Ela substitui Ângelo Roberto Pessini Júnior, que deixou o cargo em 22 de janeiro para se dedicar integralmente ao escritório de advocacia. O prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB) anunciou o novo nome nesta sexta-feira (31), durante reunião com seu secretariado, no Salão Nobre do Palácio Rio Branco.
“A doutora Jéssica, que tem currículo e experiência inquestionáveis, assume no lugar do doutor Angelo Pessini, a quem, em nome de toda a nossa equipe, agradeço pelo trabalho magnífico prestado a Ribeirão Preto”, disse o chefe do Executivo. Desde o dia 23, a pasta era comandada interinamente por Eduardo Roberto Salomão Giampetro, que já ocupava o cargo de assistente do secretário.
Graduada em Direito e especialista em Direito Processual Civil pela Universidade Mackenzie, Jéssica Couto atua como procuradora do Estado de São Paulo desde junho de 2010. Ela chefiou a Consultoria Jurídica da Secretaria Estadual de Logística e Transportes entre os anos de 2014 e 2018. Anteriormente, atuou como advogada concursada da Companhia Energética do Estado de São Paulo (Cesp), bem como na advocacia privada. É, também, formada em Direito Administrativo pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Ainda traz no currículo graduação em Direito e Economia pela Escola Superior da Procuradoria-Geral do Estado (PGE). Possui título de Master of Business Administration Executivo em Economia e Gestão, pela Escola de Economia da Fundação Getúlio Vargas (EESP/FGV). Em sua despedida do secretariado tucano, Ângelo Pessini ressaltou a importância do exercício das funções públicas em sua formação profissional e agradeceu a colaboração das equipes com quem trabalhou.
“Gostaria de destacar o esforço e a dedicação de todo um time de pessoas que foram fundamentais para o exercício das funções nas duas secretarias por onde passei, a de Administração e a de Negócios Jurídicos. Em 2020, completo 23 anos de exercício do Direito Administrativo e do Direito Municipal. Esses três anos que passei na prefeitura de Ribeirão Preto completaram a minha formação. Saio com a sensação de dever cumprido e muito mais experiente”, afirmou.
A troca de comando na Secretaria Municipal de Negócios Jurídicos, com a saída de Ângelo Roberto Pessini Júnior e a chegada de Jéssica Helena Rocha Vieira Couto, é a 18ª mudança no alto escalão tucano em três anos de administração, desde 1º de janeiro de 2017. São nove baixas e nove remanejamentos. A última havia sido oficializada em 16 de dezembro do ano passado, quando a administradora Renata Corrêa Gregoldo assumiu a presidência do Fundo Social de Solidariedade (FSS) em substituição à ex-primeira-dama e advogada Samanta Pineda.
Também deixaram o governo tucano Guatabi Bernardes Costa Bortolin (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto, Coderp), Suely Vilela e Luciana Andrade Rodrigues (Educação), Otávio Okano (meio Ambiente), Alexsandro Fonseca Ferreira (negócios Jurídicos), José Carlos Ferreira de Oliveira Filho (Cultura) e Ruy Salgado Ribeiro (Planejamento e Gestão Pública).
Chegaram Aurílio Sérgio Costa Caiado (Coderp), Marine Oliveira Vasconcelos (Administração), Felipe Elias Miguel (Educação), Alberto José Macedo Filho (Governo), Sônia Valle Walter Borges de Oliveira (Meio Ambiente), Luís Eduardo Garcia (Infraestrutura), Guido Desinde Filho (Assistência Social), Isabella Pessotti (Cultura), Edson Galan Mielli (Coordenadoria de Limpeza Urbana, a CLU), Nilson Rogério Baroni (Companhia Habiatcional Regional, a Cohab-RP) e Rennata Bianco (Coordenadoria de Comunicação Social, a CCS).
Alguns secretários acumulavam duas pastas, como o próprio Ângelo Pessini (Administração e Negócios Jurídicos), Nicanor Lopes (Governo e Casa Civil, onde permanece) e Pedro Luiz Pegoraro (Infraestrutura e Obras Públicas, ainda sob seu comando), e outros foram remanejados de cargo, como Alexandre Betarello (deixou a Infraestrutura e a CLU e hoje está no Departamento de Água e Esgotos, Daerp), o vice-prefeito Carlos Cezar Barbosa (saiu da Assistência Social), o jornalista Guto Silveira (deixou a CCS e foi para o Daerp) e Edsom Ortega Marques (estava na Cohab-RP e hoje é secretário de Planejamento e Gestão Pública).