O Procon-SP disponibiliza, desde quarta-feira, 25 de novembro, um espaço em seu site para quem tiver problemas durante a Black Friday, que ocorre nesta sexta-feira, 27 de novembro. A reclamação registrada no botão “Black Friday” será enviada imediatamente para o fornecedor, que terá até dez dias para dar uma solução ao consumidor.
De acordo com o Procon-SP, no espaço, que fica acessível na página inicial do site, é possível informar problemas específicos do evento, como site intermitente ou congestionado, maquiagem de desconto, mudança de preço ao finalizar a compra, pagamento com boleto bancário indisponível, desconto ao mudar a compra e pedido cancelado após a finalização da compra.
Além desses, podem ser relatados casos de não entrega, demora na entrega e produto/serviço entregue com defeito. “A defesa do consumidor terá prioridade total. Tome cuidado, siga nossas dicas e denuncie. Estamos atentos e as empresas que tentarem transformar essa data promocional em uma dor de cabeça para o consumidor serão punidas exemplarmente”, avisa Fernando Capez, diretor executivo do Procon-SP.
Redes sociais
Nos casos em que o consumidor não tiver interesse em comprar o produto ou serviço, mas quiser fazer uma denúncia contra a empresa, ele poderá acionar as redes sociais do Procon-SP. Os perfis oficiais são: @proconsp (facebook e instagram) e @proconspoficial (twitter). O Procon-SP ressalta que é importante que, ao fazer denúncias e reclamações, o consumidor indique o endereço da loja e apresente os prints das telas demonstrando o que ocorreu de errado com a compra.