Tribuna Ribeirão
Artigos

Problemas na coluna incomodam demais, mas têm solução – Final

Em matéria publicada aqui mesmo nesse espaço tivemos a oportunidade de tecer comentários sobre um dos incômodos mais frequentes na espécie humana: a DOR NA COLUNA. Sim, pois a dor na coluna além do incômodo relacionado com a qualidade de vida da pessoa, dados do Ministério da Previ­dência e Assistência Social mostram que um número cada vez maior de brasileiros são dependentes do contribuinte por não ter condições de trabalhar devido aos problemas na coluna.

Como qualquer doença a dor na coluna também está associada a fatores de risco isto é, a condições que propiciam o seu aparecimento. Por exemplo a idade a partir dos 30 anos, mas considerar que ela existe até nas crianças e adolescentes. Por outro lado, carregar peso em excesso, algumas doenças como artrite e câncer, além da obesidade, má postura e do­enças como ansiedade e depressão e o próprio vício de fumar também constituem fatores de risco para o aparecimento de dor na coluna.

Os sintomas da dor na coluna são principalmente dor muscular de evolução gradativa, mas pode ser também uma dor aguda em qualquer parte da coluna que se iniciar com uma dor em aperto no peito aí necessita de um atendimen­to urgente por se tratar quase sempre de um infarto. Para qualquer tipo de dor na coluna em qualquer posição a pessoa deve de preferência procurar um médico especialista em Ortopedia ou um Reumatologista.

Esses profissionais estão devidamente qualificados para estabelecer o diagnóstico e instituir o tratamento. Os exames necessários para a confirmação diagnóstica são além dos exames laboratoriais básicos como sangue, urina, fezes etc, os ditos exames de imagem são fundamentais. Assim, o Raio X, a Tomografia e principalmente a Ressonância são de fun­damental importância para se confirmar o diagnóstico dos diversos tipos de problemas na coluna.

O tratamento dos problemas na coluna é quase sempre feito com repouso, remédios do tipo analgésicos e anti-infla­matórios, e quase sempre a presença da Fisioterapia precisa estar presente. A acupuntura tem se mostrado também uma modalidade de tratamento muito útil no tratamento dos pro­blemas na coluna.

Mas quando todas essas alternativas não surtirem efeito resta o tratamento cirúrgico que, quando muito bem indicado e numa decisão conjunta do médico especialista que fornece e explica em linguagem simples para o paciente e seus familia­res o resultado do tratamento cirúrgico é excelente.

Muitos pacientes têm dúvidas e alguns se mostram apreen­sivos e com medo de nunca mais poder andar e ficar na cadeira de rodas. Hoje em dia esses receios não têm qualquer funda­mento, pois as cirurgias de coluna evoluíram muito e hoje são realizadas até por vídeo e com resultados surpreendentes.

Eu recomendo muito para os meus pacientes para pro­curarem e conversarem com outros pacientes que já foram operados da coluna e estão normais.

Agora, de posse de todas essas informações, se a pessoa tem problemas na coluna eu recomendo a pessoa para procu­rar os médicos especialistas e realizar o tratamento, que pode contribuir para a pessoa voltar a ter uma vida saudável e sem sofrimento.

E eu, Dr. Adão, como médico e como pessoa, desejo que você reúna todas as condições para que você tenha uma vida longa e feliz.

Postagens relacionadas

Espiritualidade e a mulher

William Teodoro

O moderno Agro brasileiro

Redação 1

A ‘teoria da conspiração’ e a Vaza-Jato

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com