Os apaixonados por futebol têm mais motivos para voltar a sorrir. Depois do alemão, outros campeonatos de ponta anunciaram que vão retomar suas atividades no mês de junho. A bola vai voltar a rolar na Espanha, Itália e Inglaterra.
Os espanhóis voltam ao batente no dia 11 de junho. O primeiro jogo será o clássico entre Sevilla e Betis. As outras partidas da 28ª rodada do Campeonato Espanhol serão realizadas no fim de semana dos dias 13 e 14 de junho. A previsão é de que a competição seja encerrada nos dias 18 e 19 de julho. Faltam 11 rodadas para o término da primeira e da segunda divisão do país.
As equipes voltaram aos treinos na semana passada, após a liga desenvolver um protocolo de prevenção ao coronavírus. O retorno às atividades foi dividido em quatro fases semanais. Na primeira, os jogadores trabalharam individualmente nos centros de treinamento. Na segunda, foi permitido exercícios em pequenos grupos. Na terceira, ainda em vigor, foi possível treinar em dois grandes grupos. Na semana que vem não haverá restrições.
Premier League
Aston Villa contra Sheffield United e Manchester City versus Arsenal serão os jogos que vão marcar o retorno do Campeonato Inglês, dia 17 de junho (quarta-feira), após a pandemia do novo coronavírus. O último jogo da competição foi disputado em 9 de março na vitória do Leicester, por 4 a 0, sobre o Aston Villa.
O anúncio foi feito, na última quinta-feira (28), após uma reunião em videoconferência com a participação de representantes dos 20 clubes. Com os dois jogos a serem disputados, sem público, a competição fecha a 29ª rodada e vão restar mais nove jogos. O Liverpool lidera com 82 pontos, contra 57 do Manchester City. A primeira rodada cheia será disputada entre os dias 19 e 21 de junho.
Os treinamentos em grupos foram liberados na Inglaterra na semana passada e o próximo passo é que os treinos coletivos possam ser feitos nos próximos dias.
Os dirigentes ingleses se entusiasmaram com a possibilidade de voltar com os jogos, após o Campeonato Alemão já ter disputado três rodadas, também sem torcedores nos estádios, com poucos casos de covid-19. Foram apenas oito, depois de mais de 3 mil testes.
Itália
O Campeonato Italiano já tem data certa para voltar. A tradicional competição europeia terá seu retorno no dia 20 de junho, de acordo com aprovação do ministro do Esporte da Itália, Vincenzo Spadafora. Ele deu o sinal verde aos clubes em reunião por videoconferência realizada na última quinta-feira (28) com dirigentes da federação italiana.
Entretanto, antes disso, a Copa da Itália fará seu retorno nos dias 13 e 17 do mesmo mês para os duelos das semifinais e da final.
Inicialmente, o objetivo dos clubes italianos era retomar a competição no dia 13, também com os portões fechados. Mas o governo vetou. “A reunião de hoje foi muito útil. Agora que a Itália está recomeçando é certo que o futebol recomece também”, declarou o Spadafora.
Para permitir o retorno do futebol no país, as autoridades italianas estabeleceram um protocolo médico, aprovado previamente por um comitê científico. Há ainda 12 rodadas do Italiano a serem disputadas, além de quatro partidas que haviam sido adiadas por outros motivos, da 25ª rodada.
O Campeonato Italiano está paralisado desde 9 de março, quando o governo impôs o lockdown em todo o país para se defender da pandemia do novo coronavírus. A Itália foi um dos países que mais sofreu com a covid-19 na Europa.
Das grandes ligas da Europa, a única que foi encerrada de vez foi o Campeonato Francês. A decisão foi tomada no dia 30 de abril e, com ela, o Paris Saint-Germain foi declarado o campeão. A temporada havia sido interrompida no dia 8 de março, na 28ª rodada.
Brasil
Na contramão dos países citados acima, o Brasil, hoje considerado o epicentro do coronavírus no mundo, começa a cogitar medidas para retomar as atividades no futebol.
Porém, o que diferencia a situação do Brasil em relação aos demais países citados acima, é que na Inglaterra, Espanha, Alemanha e Itália só foi cogitado o retorno após o controle da contaminação do vírus.
O Governo do Estado de São Paulo anunciou a flexibilização da quarentena no começo desta semana. A medida pode agilizar a volta do futebol no estado. A FPF (Federação Paulista de Futebol), em parceria com alguns clubes, já está elaborando um protocolo de retomada para o Paulistão.
Nem todos os clubes são a favor do retorno imediato das atividades. O Corinthians, por exemplo, publicou uma carta aberta explanando sua oposição ao tema.
“Depois de 23 mil mortes causadas pela Covid-19, todo debate é menor. Por isso, em nome do Corinthians, manifesto antes nossa solidariedade a cada brasileiro afetado por doença, luto, ou prejuízo profissional. Tudo isso importa. Fazemos e refazemos as contas diariamente, mas somos realistas: trata-se da pior epidemia no país nos últimos 100 anos, e nenhuma atividade econômica sairá dessa sem transformações inevitáveis”, disse Andrés Sanchez, presidente do Timão.
A volta do futebol no Brasil ainda é uma incógnita, mas alguns clubes já largaram na frente e estão retomando a rotina. Grêmio e Inter, no Sul, e Cruzeiro e Atlético, em Minas, são alguns exemplos de equipes que já estão treinando. A tendência é que em breve os jogos sejam autorizados no país, já que o Governo Federal é a favor do retorno.