O mercado pet é uma realidade e atrai milhares de pessoas. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2018 eram quase 140 milhões de animais de estimação nos lares brasileiros – o segundo país no mundo. Eram 54,2 milhões de cães, 39,8 milhões de aves, 23,9 milhões de gatos, 19,1 milhões de peixes e 2,3 milhões de outras espécies (répteis, anfíbios e pequenos mamíferos). O Brasil já tem mais cães e gatos do que crianças em seus lares, segundo o IBGE.
E esse mercado movimenta milhões. Em 2020, foram mais de R$ 40 bilhões no mundo pet e a expectativa é que esse faturamento, a ser fechado em 2021, seja 22% maior.
De olho nesse nicho, dois ribeirão-pretanos, o advogado Rafael Barioni e o design Silvio Cabral lançaram o OurPet – O App Animal, uma espécie de rede social voltada aos animais de estimação. A plataforma (disponível em download. ourpet.com.br) está operando desde agosto de 2020.
“Incomodávamos com o fato de não existir um local único que pudéssemos resolver todas as necessidades dos animais. Algo parecido com um shopping center, ou seja, um local que possui entretenimento, alimentação, serviços, vestimenta, etc”, explica Barioni. Segundo ele, o processo de criação, desenvolvimento e implantação demorou três anos.
Barioni destaca que a dupla pesquisou e estudou assuntos e temas de interesses na causa animal. Ele destaca três atrações no app:
1. Rede Social Animal
“Sim, uma rede social pet com todas as aplicações de uma rede social convencional, acrescendo itens personalizados aos animais, como por exemplo, um algoritmo que aproxima perfil de animais que possuem características e regiões semelhantes e próximas, respectivamente, incentivando a criação de comunidades, páginas, grupos, muito compartilhamento de histórias engraçadas envolvendo os animais, fotos, vídeos e muito mais. A Rede Social conta ainda com uma tecnologia embarcada capaz de auxiliar você na localização do seu pet caso ele resolva dar uma voltinha sem te avisar e você tenha que seguir pelos métodos ancestral e ineficiente de adesivar o poste e divulgar numa rede social convencional cujo seu vizinho não é o seu amigo/seguidor”.
2. Guia Pet
“Local que permite interação entre os consumidores e os profissionais que atuam no segmento pet, sejam com produtos ou serviços. Um local onde você encontra veterinários, adestradores, groomers, banho e tosa, DayCare, uberpet, DogWalk, etc”.
3. Causas Animais
“Espaço em que entidades (Ongs, Oscips, abrigos, lares, etc.) podem disponibilizar fotos e informações de animais que buscam um tutor. O prazo entre a disponibilização do animal e o encontro do novo tutor está em dois dias. E para evitar maus-tratos e o abandono trazemos uma certificação do adotante onde as entidades parceiras possuem inúmeras vantagens, além de denunciar estes indesejados humanos. Aqui atacamos as adoções por impulso, que geram arrependimentos e, consequente abandono e maus-tratos!”.
Barioni destaca que nas seções de Rede Social e Causas Animais não há custos para os usuários, entidades, Ongs, Oscips, Lares, etc. “Apenas o lojista que atua dentro do Guia Animal paga uma mensalidade R$ 50,00 para ter acesso a todos os benefícios do painel gerencial, ou seja, sem taxas de comissão e qualquer outro custo que envolva as vendas dentro do App”, finaliza.