A presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS) e primeira-dama de Ribeirão Preto, Samanta Pineda, a convite de Maurício Gasparini (PSDB), esteve na Câmara de Vereadores na noite desta terça-feira, 17 de outubro, para falar sobre o movimento internacional Outubro Rosa.
“Ribeirão Preto aderiu à campanha do Outubro Rosa. A gente tem estimulado as instituições, os clubes, as igrejas, todas essas instituições. Por isso, organizamos ações para serem realizadas em conjunto com todos para otimizar essa campanha”, disse Samanta ao começar seu pronunciamento.
A primeira-dama explicou as ações que o Fundo Social de Solidariedade está realizando, baseado em quatro propostas: iluminação das fachadas de instituições com a cor rosa; divulgação de vídeos promocionais para conscientizar e prevenir o câncer de mama; distribuição de cartilhas com informações e dados do câncer de mama; e ações de instituições parceiras.
Samanta ressaltou a importância deste trabalho de prevenção realizado. “Com o diagnóstico precoce, conseguimos fazer com que haja a cura efetiva em um índice de 88% de mulheres que tiveram o câncer de mama”, afirmou a primeira-dama. Quem quiser obter esses materiais para ajudar na mobilização da prevenção, basta acessar o site do Fundo Social de Solidariedade (http://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/fsrp/campanha/ i31campanha.php), que todo o material produzido está disponível para download.
“Onde vocês tiverem um espaço, uma oportunidade, usem um pedacinho do tempo de vocês e levem essa informação. Falem com sua mãe, suas filhas, suas amigas, para que elas façam o autoexame, a mamografia”, ressaltou Samanta. Ela mostrou que a prefeitura está preparada para receber as mulheres que forem à rede pública de saúde. “Os funcionários da nossa rede estão com a camiseta do Outubro Rosa, todo mundo chamando a atenção para isso. Busquem os serviços públicos que nós temos”, disse a primeira-dama.
“Saúde da Mulher” – Uma parceria do Fundo Social de Solidariedade com a Secretária Municipal da Saúde prevê a realização de diversas ações na Esplanada do Theatro Pedro II, no dia 28, “Dia da Saúde da Mulher”. Serão oferecidos diversos atendimentos, como odontológico, oftalmológico, aferição de pressão, glicose, atendimento psicológico e, principalmente, uma equipe exclusiva de orientação sobre a prevenção do câncer de mama e colo de útero.
“Se vocês tiverem voluntários, médicos para indicar para ir até a esplanada neste dia 28, façam contato com o Fundo Social de Solidariedade (http://www. ribeiraopreto.sp.gov.br/fsrp/ i31principal.php). Nós receberemos toda a ajuda possível para diminuirmos o índice de mortes pela doença”, apontou Samanta.
Outubro Rosa – O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente, com a aprovação do Congresso Americano, o mês de outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama e de colo do útero.