A Defesa Civil do Estado de São Paulo e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantiveram o alerta laranja de tempestades para a região de Ribeirão Preto. A chuva chegou há cerca de 20 dias e melhorou a qualidade e a umidade do ar, mas também causou transtornos devido às rajadas de vento de até 80 quilômetros por hora.
Os temporais deram trégua no final de semana, mas a chuva permanece em novembro – a média para o período é de 175 milímetros na cidade. Para outubro é de 122 milímetros, mas o volume passou de 300 mm, bem acima dos 160 mm previstos para o mês neste ano. Segundo dados atualizados pela Climatempo às 17h30 desta segunda-feira, 4 de novembro, entre esta terça-feira (5) e o próximo sábado (9) são esperados 95,1 mm.
De acordo com os meteorologistas, entre os dias 10 e 13 não deve chover, mas a partir do dia 14, quinta-feira, véspera do feriadão da Proclamação da República, o XV de Novembro, o volume acumulado até dia 18 pode chegar a 117,3 milímetros. Os dados são atualizados toda hora via satélite e o cenário pode mudar de um dia para o outro.
No final de outubro, temporais causaram transtorno em Ribeirão Preto, dando muito trabalho à Defesa Civil, Guarda Civil Metropolitana (GCM), CPFL Paulista, RP Mobi, Secretaria de Infraestrutura e Corpo de Bombeiros. Várias árvores caíram, alguns moradores ficaram sem energia elétrica e ruas e avenida foram bloqueadas.
Não ocorreram grandes alagamentos ou enchentes, apenas pontos de acúmulo de água. Também não houve registros de pessoas desabrigadas, desalojadas ou feridas. A previsão é de mais chuva durante a semana, mas em menor volume do que na anterior, segundo a Climatempo.
A previsão é de 27,1 mm para hoje, três mm para quarta (6), mais 24,5 mm para quinta (7), 37 milímetros para sexta-feira (8) – possibilidade de temporal, com rajas de vento, raios e trovoadas – e mais 3,7 mm para sábado, mas o quadro pode mudar. A temperatura máxima na cidade deve oscilar de 24 graus Celsius a 29ºC até domingo, enquanto a mínima fica entre 16ºC e 20ºC, segundo a Climatempo.
A frente fria avançará pelo sul do país e chegará em São Paulo no final da quinta-feira (7), trazendo instabilidade para todas as regiões do estado. Ao longo de toda noite e durante a sexta-feira (8), haverá condição para pancadas de chuva de forte intensidade. As rajadas de vento poderão atingir os 70 km/h.
Nesta segunda-feira (4), os termômetros marcaram entre 22,5ºC e 25,7ºC à tarde, com umidade relativa do ar entre 77% e 92 % por causa da chuva, segundo a estação da Companhia Ambiental de São Paulo (Cetesb), instalada no Centro de Ribeirão Preto. Na madrugada e início da manhã, oscilou entre 83% e 91%. Eram esperados 22,2 milímetros de água. A chuva só parou depois das 13 horas. .
A qualidade do ar na cidade é considerada “boa” já faz cerca de 15 dias. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), quando a umidade relativa do ar fica abaixo de 30% o município entra em estado de atenção. Quando o índice é inferior a 20% a situação é de alerta. Abaixo de 12% já é considerado caso de emergência.
Nesta terça-feira (5), os termômetros devem marcar entre 20% e 24%. Na quarta-feira (6), a temperatura oscila entre 20ºC e 29 graus,e na quinta (7) fica entre 20ºC e 26ºC, mesmo cenário previsto para sexta-feira (8). No sábado (9), a temperatura mínima será de 19ºC e a máxima pode chegar a 26 graus.
No domingo (10), os termômetros devem marcar entre 16 graus e 29ºC. Na segunda-feira, dia 11 de novembro, a temperatura fica entre 17ºC e 30ºC. Na terça (12) oscila entre 20ºC e 31 graus. Por enquanto, não há previsão de chuva para esses três últimos dias. .