Tribuna Ribeirão
Artigos

Prestação de contas ampliada

Lançarei no próximo dia 11, data em que é celebrado o Dia do Prefeito, o livro “Administração Pública – Desafios e Solu­ções”, sobre meu primeiro mandato à frente da prefeitura de Ri­beirão Preto. O lançamento será às 18h30, na livraria Travessa do RibeirãoShopping. Trata-se de uma prestação de contas amplia­da, onde ofereço informações completas sobre a gestão de 2017 a 2020, com relatos sobre a situação encontrada e as soluções aplicadas aos obstáculos que tínhamos pela frente, principal­mente no primeiro ano de governo, quando encontramos uma prefeitura em situação bastante difícil, à beira da falência.

Com 244 páginas e 14 capítulos, o livro começa já pela eleição de 2016, quando venci o pleito no segundo turno. Sem perda de tempo, após a vitória, escolhi os nomes para cuidar da transição de governo, com técnicos em diversas áreas da admi­nistração pública, entre eles os professores Alberto Borges Ma­tias, André Lucirton Costa e Marcos Fava Neves, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (FEA/USP), sem qualquer vínculo político ou partidário, para que pudéssemos ter um fiel retrato da situação da máquina pública.

O livro também relata a posse e as primeiras medidas adotadas para um verdadeiro choque de gestão com o objetivo de equilibrar as finanças e retomar as práticas administrativas que vinham sendo pouco observadas pela gestão anterior, com denúncias de desvios de recursos públicos e licitações suspeitas. Com as primeiras medidas restringimos as compras da prefei­tura e começamos a organizar a casa para buscar as melhorias necessárias. Mostro, no livro, os obstáculos encontrados desde o primeiro momento, as visitas que fiz a órgãos da administração para verificar in loco a situação vivida por minha equipe nas secretarias, autarquias, fundações e empresas de economia mista.

As formas encontradas para a recuperação financeira e o retorno da capacidade de investimentos da cidade também estão no livro, com os pedidos de descontos a credores que esperavam até dois anos para receber seus créditos e o parcelamento das dí­vidas maiores, além da suspensão e posterior reparcelamento do acordo trabalhista dos 28,35%, tudo pago dentro do meu primei­ro mandato, sem deixar restos a pagar para um possível sucessor. Também aponto os investimentos em saneamento básico com a meta de chegar à universalização dos serviços, assim como o planejamento e execução do programa Ribeirão Mobilidade, com obras em todas as regiões da cidade.

As conquistas da saúde e o enfrentamento da pandemia de covid-19 mereceram dois capítulos do livro. Desde a falta de mais de 20% dos medicamentos oferecidos pela rede pública até a inauguração de duas novas Unidades de Pronto Atendi­mento (UPAs). Sobre a pandemia, mostramos as medidas que tomamos, a implantação de um polo específico e o aumento do estoque de oxigênio, por exemplo. A educação, o esporte e as demais atividades da gestão pública municipal estão relatadas nas páginas do livro, assim como estão publicados alguns artigos e discursos que fiz durante a gestão.

O último capítulo do livro fala exatamente da reeleição que conquistei com o voto das pessoas que acreditaram que nosso trabalho deveria ter sequência em um novo mandato. Além de mostrar o que fizemos de forma transparente, o livro servirá de exemplo para gestores públicos que encontrarem suas máquinas públicas dilapidadas, como foi o nosso caso. E além de suas pági­nas, o livro oferece informações complementares – leis, decretos, imagens etc. – que podem ser acessadas por um QR Code.

O convite está feito. Espero sua presença no lançamento.

Postagens relacionadas

O pinheiro gigante

William Teodoro

O aniversário de Sócrates

Redação 1

E essa tal de Maria Juana? 

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com