Tribuna Ribeirão
Cultura

Presos usam poesia para ‘romper’ grades e muros

O interesse pelos livros não ficou somente na busca por conhecimento. Uma ini­ciativa do setor educacional do Centro de Progressão Pe­nitenciária (CPP) de Jardinó­polis formou não apenas lei­tores assíduos, mas também novos escritores. Através do projeto “Rompendo as Gra­des com Poesia”, cerca de 20 reeducandos “ganharam a li­berdade”: apenas com papel e caneta, deram asas às palavras em meio a muros e grades.

“Por acaso do destino, fali. Desesperado, tentei vários outros caminhos e não obtive êxito. Só piorei a minha situa­ção a ponto de ter um desvio de conduta que custou a mi­nha liberdade. Acabou com a vida da minha filha e da minha esposa. Como eu pre­cisava libertar meus pensa­mentos, comecei a ler muito na prisão e também a escre­ver poemas do cotidiano car­cerário, metafóricos, de amor, da solidão vivida e das dores. Percebi que a poesia tira a gente daqui de dentro. Ela co­loca no papel os sentimentos, o futuro e a esperança”, define o interno José Humberto Je­rônimo, de 50 anos.

Responsável pela biblio­teca da unidade prisional, Je­rônimo se destacou na produ­ção de poesias e serviu como incentivo para outros presos. Seus poemas, inclusive, com­puseram o livro “Além de um Cárcere”, editado recentemen­te por intermédio da direção do CPP. “Aqui é tudo à flor da pele. O amor, a esperança e a poesia nos faz sonhar com ou­tra vida”, finaliza.

Incentivo
O projeto, que conta com parceria da Fundação Pro­fessor Doutor Manoel Pedro Pimentel (Funap) e do Museu Casa de Portinari, em Bro­dowski, é uma iniciativa da assistente social e diretora do Núcleo de Educação do CPP de Jardinópolis, Ana Carolina de Lima Cordeiro, e do dire­tor substituto do setor educa­cional, Ciro Athayde Barros Monteiro. O programa con­siste em divulgar o material produzido pelos reeducandos como forma de incentivá-los a seguir o caminho da escri­ta, da leitura e da educação, e também com objetivo de rein­tegrá-los à sociedade.

Para tanto, uma “caixa de poesia” foi instalada na parede da biblioteca da unidade, onde o sentenciado pode depositar seus poemas. Depois, todo ma­terial é lido e digitalizado. “Não queremos que essas poesias fi­quem esquecidas em um canto qualquer. A nossa proposta é divulgá-las em plataformas ele­trônicas, por exemplo”, explica Ciro, complementando que os textos abordam temas variados, como amor, família, lembranças da infância, sonhos e liberdade.

A unidade deve realizar, em breve, uma exposição para di­vulgar não somente os poemas, mas também toda produção artística dos presos. “Para que a população carcerária e os vi­sitantes possam apreciar os tra­balhos. Estamos tentando via­bilizar, ainda, em parceria com a Funap, a criação de um painel para expor na Feira do Livro de Ribeirão Preto, que acontece em junho”, completa Ana Carolina.

Projeto
O projeto surgiu duran­te as atividades realizadas na Escola Vinculadora do CPP de Jardinópolis. Nas aulas, os professores observaram um grande número de internos que produziam poesias, dia­riamente. O perfil da unidade prisional também colaborou para o surgimento do progra­ma: ensino regular em todos os períodos do dia, biblioteca com acervo de 3,5 mil livros de gêneros variados, além de promover reuniões mensais do Clube da Leitura.

Logomarca
A logomarca do projeto foi desenvolvida por alunos do curso modular do Progra­ma de Educação Para o Tra­balho (PET). Eles receberam a missão de elaborar dese­nhos artísticos que represen­tassem a proposta do pro­grama “Rompendo Grades com Poesia”. Várias imagens foram feitas e três finalistas compuseram a escolha por meio de votação realizada por estudantes e professores.

Postagens relacionadas

Hoje tem tributo a Elvis Presley

Redação 1

Spielberg faz declaração de amor à família em ‘Os Fabelmans’

William Teodoro

Música na Casa da Memória Italiana

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com