Presos que cumprem pena no regime semiaberto, no Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Jardinópolis, revitalizaram três escolas no período de férias escolares. A ação faz parte do programa Via Rápida Expresso, que oferece capacitação na área de pintura de prédios públicos aos internos.
Ao todo, 50 reeducandos pintaram a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professor Doutor Jaime Monteiro de Barros, na rua Pirassununga nº 1.100, no Jardim Aeroporto, e o Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Virgílio Salata, na rua Japurá nº 965, no Alto do Ipiranga, ambos na Zona Norte de Ribeirão Preto.
A Emef Professor Jaime Monteiro de Barros é a mesma de onde um garoto de seis anos de idade saiu sozinho, na quarta-feira (12), andou 1,5 quilômetro pela marginal da Rodovia Anhanguera (SP-33) e só foi encontrado uma hora depois, em um posto de combustíveis.
Outros 25 detentos deram “cara nova” à Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental (Emeif) Prefeita Maria Neli Mussa Tonielo, que fica no bairro Jardim Campo Alegre, em Sertãozinho, na Região Metropolitana de Ribeirão Preto.
Programa
Os reeducandos foram capacitados em pintura por meio do “Via Rápida Expresso”. O programa é resultado de uma parceria entre as secretarias estaduais da Administração Penitenciária (SAP) e de Desenvolvimento Econômico (SDE).
O treinamento possui dois módulos, divididos em 25 horas de aula teórica e 75 horas de prática. Além de aprender uma nova profissão, os presos envolvidos no projeto têm remição de pena – a cada três dias de curso, é remido um dia da condenação.