Por: Adalberto Luque
Um homem de 31 anos fugiu da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), na tarde desta quarta-feira (12), horas depois de ter sido preso por ameaçar sua ex-companheira. Ele estava algemado, mas conseguiu se soltar e acessar a área externa da delegacia.
Washington Luiz Motta foi preso pela Polícia Metropolitana na Praça Dr. Sílvio Ribeiro, Parque Ribeirão Preto, zona Oeste da cidade, no início da tarde de quarta-feira. Ele estava com uma faca de cozinha na cintura, quando foi abordado por uma viatura da Polícia Metropolitana.

A viatura fazia rondas próximo à Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) José Pedro Moreira. Na terça-feira (11), o homem teria entrado na escola de maneira agressiva e ameaçado as funcionárias, uma delas é sua ex-companheira. Diante da situação, a diretora da unidade solicitou reforço da Polícia Metropolitana para patrulhamento na região, sobretudo nos horários de entrada e saída de alunos.
Na quinta-feira (6), Motta já havia perseguido a vítima, inclusive chegou a jogar objetos contra a casa de sua ex-sogra, além de ameaçar constantemente sua ex-mulher. Ao ser abordado, ele admitiu que estava com uma arma branca.

A faca foi apreendida e o homem foi levado para a DDM. Horas depois, ele conseguiu se soltar e fugir da delegacia. Mota ainda não foi localizado.
Segundo a delegada da DDM, Patrícia de Mariani Buldo, a fuga do suspeito está sendo investigada. “Ele conseguiu, por meios que ainda serão apurados, romper a nossa segurança e fugir, se evadir da delegacia. Ele estava algemado nos pés, e acessou aí a área externa. Estamos apurando se houve alguma falha interna. Foi lavrado o boletim de ocorrência, feita a perícia, imagens internas serão analisadas para avaliar alguma falha”, explicou a delegada.

A direção municipal de ensino se manifestou por nota. Confira na íntegra.
“A Secretaria da Educação repudia qualquer forma de violência e reafirma seu compromisso em promover um ambiente escolar seguro e acolhedor. Em relação ao caso registrado na EMEI Profº José Pedro Moreira, localizada no Parque Ribeirão, a Secretaria esclarece que não houve envolvimento de alunos e ninguém ficou ferido. O incidente ocorreu quando o ex-marido de uma funcionária terceirizada entrou na recepção da escola para falar com a mulher e a teria ameaçado. A direção da EMEI acionou imediatamente a Polícia Metropolitana e a PM, que prontamente conduziram o indivíduo para a Delegacia.”
As Polícias Civil, Militar e Metropolitana seguem à procura do homem que escapou da DDM.