A equipe da Guarda Civil Municipal (GCM), com ajuda dos cães Índio e Max, localizou drogas e telefones celulares em poder de presos do regime semiaberto que prestam serviços na usina de asfalto da Secretaria Municipal de Infraestrutura em troca de redução de pena. Uma denúncia anônima feita à corporação indicava que havia maconha escondida no local.
Não é a primeira vez que detentos do semiaberto são flagrados com entorpecentes em imóveis do município. Nesta quarta-feira, 6 de junho, os GCMs encontraram em uma bota utilizada pelos reeducandos uma sacola plástica com cerca de 43 gramas de maconha, um cabo USB embalado,pronto para ser engolido e levado para o interior da cela, além de um bilhete conhecido pelos presos como “pipa” com a identificação de C.R.S. ,que cumpre pena por estelionato e furto, entre outros crimes.
Próximo à uma betoneira foram localizados 15 aparelhos celulares de diversas marcas e modelos, além de carregadores que estavam escondidos em uma bolsa. Durante as buscas pelo pátio, e com a ajuda do cão farejador Índio, os guardas localizaram outra sacola plástica contendo cerca de 56 gramas da mesma droga. Com o apoio do cão Max, eles encontraram, também próximo a tubos que são fabricados e armazenados no local, mais 91 gramas de maconha fracionadas em pequenos tabletes.
Os produtos e as drogas apreendidos e o detento foram levados para Central de Flagrantes, no Centro de Ribeirão Preto. Ele deve perder o benefício do regime semiaberto, além de responder por tráfico e outros crimes. Em 1º de junho do ano passado, a Polícia Militar encontrou maconha e anotações do tráfico de drogas em um prédio da Secretaria Municipal de Infraestrutura.
O material foi encontrado por um cão farejador da PM em veículos da oficina mecânica da pasta. Dois detentos do regime semiaberto do Centro de Progressão Penitenciária de Jardinópolis que prestam serviço à prefeitura assumiram ser donos do entorpecente, que pesava em torno de meio quilo. Ambos foram levados à delegacia para prestar depoimento à Polícia Civil, que investiga o caso.