O prefeito Duarte Nogueira (PSDB) participou, na manhã desta terça-feira, 5 de setembro, no Centro de Eventos Taiwan, onde está o Centro de Convivência dos Jogos da Juventude, da entrega de título de cidadão ribeirão-pretano ao presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Paulo Wanderley Teixeira. A homenagem partiu do vereador André Trindade (União Brasil), que conduziu a solenidade e contou com a presença de outros parlamentares, autoridades e do comitê organizador do COB.
“A gratidão da nossa cidade pelo seu gesto, pela capacidade de organização, por ter outorgado Ribeirão Preto com esta oportunidade”, disse o prefeito de Ribeirão Preto. “É a primeira cidade no estado de São Paulo a receber os Jogos da Juventude nessas duas décadas de realização, nós nos sentimos muito orgulhos e felizes em poder receber todas delegações e todos que fazem parte dos jogos”, emendou Duarte Nogueira.
Paulo Wanderley Teixeira nasceu em Caicó, no Rio Grande do Norte. Graduado em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo, estado no qual se radicou e desenvolveu toda uma vida ligada ao esporte. Como técnico de judô, conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos Barcelona 1992 como treinador de Rogério Sampaio, hoje diretor geral do (COB).
Em 2017, Paulo Wanderley Teixeira, após longa carreira como atleta e técnico de judô, assumiu a vice-presidência do COB. No dia 11 de outubro daquele mesmo ano, tornou-se o presidente da entidade máxima do Movimento Olímpico do país. Praticamente três anos mais tarde, no dia 7 de outubro de 2020, foi eleito para o ciclo 2021-2024, com apoio das confederações e da Comissão de Atletas.
O presidente do COB agradeceu a homenagem, “Me sinto muito envaidecido com esse título que recebo hoje, sou cidadão de origem de Caicó, no Rio Grande do Norte, também sou cidadão Natalense e como me criei no Espírito Santo também possuo o título de cidadão do estado. Confesso que não esperava, estou muito orgulhoso e Ribeirão merece um evento desse porte pela pujança da cidade, pela sua economia, por sua ótima malha viária e por toda sua estrutura” falou.
Para o município de Ribeirão Preto, enquanto presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Paulo Wanderley Teixeira, possibilitou a cidade poder sediar os Jogos da Juventude, que até o presente, é o maior evento esportivo da história de Ribeirão Preto e região.
O JJ prevê investimentos financeiros acima de R$ 10 milhões, aquecendo a economia por meio de oportunidades de gerar renda, através do estímulo dos setores de turismo, hotelaria e comércio locais, além de projetar a cidade de Ribeirão Preto para o cenário nacional.
Ao todo mais de quatro mil atletas, com idade entre 15 e 17 anos, representando as 27 unidades federativas do país estão presentes na competição. A expectativa é de que cerca de nove mil pessoas passem pela cidade neste período. A estimativa da prefeitura é de que R$ 9 milhões sejam movimentados nestes dias.