Recep Tayyip Erdogan, presidente da Turquia, informou que o país fará um boicote aos produtos eletrônicos dos Estados Unidos, incluindo iPhones. Trata-se de uma retaliação do país asiático à decisão dos norte-americanos aumentarem significativamente as taxas de exportação de metais da Turquia.
Além de pedir para que os cidadãos turcos parem de adquirir os smartphones, Erdogan sugeriu que a população passe a considerar a compra de smartphones de marcas concorrentes, como a Samsung, bem como a aquisição de smartphones Venus, fabricados pela companhia turca Vestel, cujas ações subiram 5%.
“Junto com nosso povo, nós nos oporemos decisivamente contra o dólar, os preços no forex, a inflação e as taxas de juros. Protegeremos nossa independência econômica nos unindo estreitamente”, disse Erdogan em um discurso para membros de seu partido.
Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.
Atualmente, a Apple detém cerca de 15% do mercado de aparelhos móveis no país. A estratégia do presidente turco é maximizar as compras locais para aumentar a independência econômica do país.
Além do aumento das tarifas de importação impostas pelos governo dos EUA, os recentes conflitos diplomáticos entre as capitais de Ancara e Washington, ambas aliadas da Otan, causaram incerteza e preocupação no mercado da Turquia, culminando em uma queda acentuada da lira turca nesta semana.