A FPF (Federação Paulista de Futebol) anunciou na noite da última segunda-feira (4) que o Campeonato Paulista de 2020 continuará paralisado e que seguirá as ordens das entidades de saúde. Preparador físico do Botafogo, Emerson Buck, falou sobre a condição física dos atletas e os treinamentos realizados dentro de casa.
Desde o dia 18 de março, os atletas do Pantera não treinam no Estádio Santa Cruz, somando 48 dias afastados dos gramados. Com isso, logo após a paralisação foi feita uma cartilha de treinos para os jogadores.
“Logo que a direção do clube tomou a atitude do cancelamento dos atividades, nós elaboramos uma cartilha de exercícios para que os jogadores pudessem se manter em forma. Além disso, havia na cartilha também dicas para se cuidar durante o período. Ilustrações sobre os exercícios estavam também presentes para facilitar a compreensão dos jogadores”, afirmou.
O preparador físico do Botafogo se diz muito apreensivo e preocupado com o longo tempo sem treinamento. “É um período muito grande e preocupante, por mais que o atleta esteja mantendo o ritmo de treinos, todos nós sabemos que são situações diferentes de treinamento. Em relação a voltar a perfeita condição, eu acredito muito em um período ideal de quatro semanas”, disse.
Até o início das férias no dia 1 de abril, os atletas do Tricolor realizaram as atividades que foram indicadas pelo departamento físico do clube. Com o término desse período, a programação de exercícios será intensificada e terá algumas mudanças.
“A partir desta semana, após a volta das férias iremos iniciar um novo protocolo e os atletas estarão recebendo diariamente vídeos de treinos para que possam realizar da melhor forma possível. Na segunda semana já estamos com planos para iniciar também o acompanhamento através de aplicativos com o Google Meet, para que os jogadores possam ter um treino ainda mais específico e detalhado”.