Tribuna Ribeirão
DestaquePolítica

Prefeitura vai terceirizar parques

ALFREDO RISK/ARQUIVO

A Câmara de Vereadores deve votar na próxima quin­ta-feira, 24 de junho, projeto de lei da prefeitura de Ribeirão Preto que permite a terceiri­zação da gestão de parques e equipamentos esportivos na cidade. De acordo com a pro­posta, poderão se candidatar organizações sociais (OSs) sem fins lucrativos voltadas ao espor­te e proteção e conservação do meio ambiente com pelo me­nos cinco anos de fundação.

O projeto estava na pauta da sessão desta quinta-feira (17), mas o líder do governo na Câmara, Isaac Antunes (PL), pediu o adiamento por duas sessões. A proposta considera como objeto a serem geridos pelas organizações sociais os parques urbanos, naturais e também outras unidades de conservação terrestres destina­das à proteção de áreas repre­sentativas de ecossistemas.

A celebração dos contra­tos de parceria poderá ser fei­ta com dispensa de licitação e precedida de publicação da minuta do contrato de gestão e de convocação pública das organizações sociais, através do Diário Oficial do Municí­pio (DOM), para que todas as interessadas em participar possam se candidatar.

Os resultados alcançados com a execução do contra­to de gestão serão analisados periodicamente por comissão de avaliação indicada pelo secretário de Administração, cargo atualmente exercido por André Morais, composta por profissionais de notória quali­ficação e idoneidade que emi­tirão relatório conclusivo a ser encaminhado aos órgãos de controle interno e externo.

As pessoas jurídicas de di­reito privado escolhidas para a gestão serão submetidas ao con­trole externo da Câmara, que exercerá este controle como auxílio do Tribunal de Contas do Estado (TCESP), ficando o controle interno a cargo do Executivo de Ribeirão Preto.

A prefeitura justifica que as parcerias com as organizações sociais são uma modalidade de Parceria Público-Privada (PPP) que tem se mostrado eficiente. “Diante disso, bus­cando trazer melhorias no serviço público municipal, o projeto propõe a qualificação das entidades sem fins lucrati­vos, cujas atividades sejam di­rigidas ao esporte, à proteção e conservação e que poderão trazer melhorias no serviço público”, diz parte do texto.

Segundo o site da prefeitu­ra de Ribeirão Preto, a cidade tem hoje sete parques urbanos, alguns construídos e mantidos pela iniciativa privada. A lista traz o Parque Doutor Fernan­do de Freitas Monteiro da Sil­va (“Parque das Artes”, Jardim Nova Aliança, Zona Sul) e Par­que Prefeito Luiz Roberto Já­bali (“Curupira”, na Ribeirânia, Zona Leste).

Tem ainda o Parque Dou­tor Luis Carlos Raya (“Jardim Botânico”, no bairro homô­nimo, na Zona Sul), Parque Maurílio Biagi (Centro), Par­que Roberto de Melo Genaro (Jardim Sumaré, Zona Sul, temporariamente fechado ao público), Parque Tom Jobim (Jardim Procópio, Zona Nor­te) e Über Parque Sul Rober­to Francói (Bosque das Juri­tis, Zona Sul).

Conta ainda com dois par­ques de preservação. Um é o Parque Morro de São Bento, no Jardim Mosteiro, que abriga o Bosque Zoológico Municipal Doutor Fábio de Sá Barreto e o complexo cultural formado pela Casa da Cultura Juscelino Kubitschek, o Teatro de Arena Jaime Zeiger e o Teatro Muni­cipal de Ribeirão Preto.

O outro é o Parque Ecoló­gico Ângelo Rinaldi, o “Horto Florestal”. Conta ainda com a Estação Ecológica da Mata de Santa Tereza, administrada pela Fundação Florestal, ór­gão da Secretaria de Infraes­trutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

Parques públicos de Ribeirão Preto
Parques urbanos
– Parque Doutor Fernando de Freitas Monteiro da Silva “Parque das Artes”, Jardim Nova Aliança, Zona Sul
– Parque Prefeito Luiz Roberto Jábali “Curupira”, Ribeirânia, Zona Leste
–Parque Doutor Luis Carlos Raya “Jardim Botânico”, na Zona Sul,
– Parque Maurílio Biagi Centro
– Parque Roberto de Melo Genaro Jardim Sumaré, Zona Sul, temporariamente fechado
– Parque Tom Jobim Jardim Procópio, Zona Norte
– Über Parque Sul Roberto Francói Bosque das Juritis, Zona Sul
Áreas de preservação
– Parque Morro do São Bento Jardim Mosteiro, Zona Leste
– Parque Ecológico Ângelo Rinaldi “Horto Florestal”, Jardim Marchesi, Zona Oeste

Postagens relacionadas

Bancada do PSL quer mais espaço

Redação 1

Licitação de 441 imóveis termina nesta sexta-feira 

William Teodoro

Câmara libera menor em supermercados

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com