Tribuna Ribeirão
Economia

Prefeitura vai regulamentar aplicativos

A prefeitura de Ribeirão Preto anunciou nesta quinta­-feira, 1º de fevereiro, que irá publicar decreto regulamen­tando o uso do sistema viário urbano municipal para a pres­tação de serviço de transporte individual privado remunerado de passageiros através de apli­cativos (app’s) – Uber, WillGo, Cabify, 99Táxi, Easy Táxi e Four Táxis, por exemplo.

Após um longo debate e reuniões entre os responsáveis das empresas de aplicativos na região e os representantes dos taxistas com o prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB) e a Empresa de Trânsito e Trans­porte Urbano de Ribeirão Pre­to (Transerp), a administração municipal chegou a um con­senso para regulamentar esta modalidade de transporte na cidade a fim de garantir me­lhores condições de segurança aos usuários.

A criação desta regula­mentação vai proporcionar relações de benefícios para todas as partes: as empresas de aplicativos que estarão formal­mente seguras, os motoristas que terão a garantia de conti­nuarem prestando seu serviço, os taxistas que vão ter uma concorrência sadia com regras claras e a população que con­tará com um serviço de mais qualidade e segurança.

“A nossa gestão está no caminho das novas tendên­cias, a exemplo do apoio às tecnologias que possibilitam a geração de mais emprego e renda. Nesse sentido, não poderíamos deixar de regu­lamentar e garantir mais qua­lidade a esta modalidade de transporte que tem atendido os moradores da nossa Ribei­rão Preto”, afirma o prefeito Duarte Nogueira.

De acordo com Antonio Carlos de Oliveira Júnior, su­perintendente da Transerp, em­presa que gerencia o trânsito e o transporte urbano de Ribeirão Preto, o regulamento contará com o acompanhamento do poder público proporcionando mais transparência a essa mo­dalidade de serviço.

“Vários pontos debatidos nas reuniões estarão incluídos no decreto que o prefeito Du­arte Nogueira irá publicar, a exemplo do período de fabrica­ção do veículo, a identificação visível da provedora do aplica­tivo e os motoristas precisarão passar por um curso de forma­ção”, destaca o superintendente.

Após a publicação da regu­lamentação no Diário Oficial do Município (DOM), as pro­vedoras dos aplicativos terão um prazo de 45 dias para se adaptar às novas regras. Em Ri­beirão Preto, a estimativa é que o Uber e a 99Táxi tenham cerca de 1,5 mil motoristas creden­ciados. Já a Transerp mantém 384 concessões para taxistas, que no ano passado lançaram o app Four Táxis.

O projeto é do Sindicato dos Condutores Autônomos de Veículos Rodoviários de Ribeirão Preto, Aliança Rá­dio Táxi e Coopertaxi. Em 31 de outubro, o Senado aprovou, por 46 votos a dez, o texto-base do projeto que regulamenta as empresas de transporte individual via aplicativos. O Uber diz que conta com 17 milhões de usuários no país.

Postagens relacionadas

Novo sistema de boletos reduz circulação de R$ 5,1 bilhões em espécie

Redação 1

Conab prevê alta na safra de grãos

William Teodoro

OMC determina que Indonésia retire barreiras ao frango brasileiro

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com