A prefeitura de Ribeirão Preto iniciou, na manhã desta sexta-feira, 14 de fevereiro, uma nova frente de recapeamento asfáltico. O prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB) e o secretário de Obras Públicas, Pedro Luiz Pegoraro, assinaram a ordem de serviço que autoriza a execução dos serviços.
Neste novo lote, serão contemplados 46 trechos dos bairros Jardim Lacerda, Lagoinha, Ribeirânia, Jardim Zara, Jardim Novo Mundo, Ipiranga, Cidade Universitária e Parque dos Lagos. Via processo licitatório, a empresa DGB Engenharia foi contratada por R$ 3,95 milhões, gerando uma economia de 1,8 milhão (31,3%) aos cofres públicos, frente aos R$ 5,75 milhões estimados inicialmente.
Essa frente irá garantir asfalto novo às regiões Norte, Leste e Oeste da cidade, retornando a bairros já contemplados anteriormente para, assim, recuperar vias comprometidas e garantir a segurança no trânsito. “Começamos no Jardim Zara uma frente de asfalto novo. Na sequência, vamos atender outros seis bairros, totalizando mais de 16 quilômetros que vão compor os 441 de recuperação até agora, desde o início do nosso governo”, diz Nogueira.
“Houve uma economia importante nessa licitação que será utilizada para fornecer recapeamento em outras regiões da cidade. A área de infraestrutura da cidade está sendo muito bem trabalhada dentro do Ribeirão Mobilidade e, com todas as obras do programa, teremos 56 quilômetros de corredores de ônibus que contarão com piso novo”, disse o chefe do Executivo em seu pronunciamento.
O serviço começou atendendo o Jardim Zara, entre as ruas José Elyseu e Conselheiro Carrão. A José Elyseu será recapeada nos trechos entre a avenida Barão do Bananal e Ana Amado, e entre a José Acácio Scandar e Francisca Martins. No total, 13 trechos do bairro serão recuperados. “Seguimos com os critérios de atender as vias que estão em piores condições, as ruas de maior circulação e corredores de ônibus. O ponto mais crítico deste lote são os trechos que vamos atender nos jardins Zara e Novo Mundo”.
“São ruas importantes, de grande movimento, e que agora recebem asfalto novo. Contemplamos o Ipiranga mais uma vez, entre outros bairros, para darmos sequência e garantir mais mobilidade à população e asfalto de qualidade. Tendo o serviço bem feito e manutenção constante, a via pode durar em torno de dez anos”, afirma.
Segundo a Secretaria Municipal de Obras Públicas, desde 2017 estão sendo realizadas obras de recapeamento asfáltico para recuperar vias públicas que se encontravam totalmente deterioradas. Desde então, a pasta recapeou 369,03 quilômetros de ruas e avenidas em Ribeirão Preto, considerando os 35 quilômetros que serão iniciados em breve e os 60 quilômetros que estão em processo de licitação. Somando com os 72 quilômetros de obras de pavimentação asfáltica, chega-se a um total de 441 quilômetros de asfalto novo.