Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Prefeitura vai contratar médicos

O prefeito Duarte Noguei­ra Júnior (PSDB) autorizou a contratação de 107 profissionais para compor o quadro da Secre­taria Municipal da Saúde (SMS). O edital de chamamento será publicado na edição desta quin­ta-feira, 22 de março, do Diário Oficial do Município (DOM). “Vamos reforçar as equipes principalmente nas Unidades Básicas de Saúde, onde aconte­cem os atendimentos eletivos, agendados, para ampliar o nú­mero de consultas oferecidas à população”, diz.

“A contratação é importante para que a atenção básica tenha mais profissionais à disposição da população, para privilegiar­mos o atendimento preventivo”, afirma o secretário da Saúde de Ribeirão Preto, Sandro Scarpeli­ni. Serão chamados 30 médicos clínicos-gerais, 30 enfermeiros, 25 auxiliares de farmacêuticos e sete médicos de estratégia de saúde da família. No setor admi­nistrativo, serão convocados 15 agentes de administração.

Os profissionais irão traba­lhar na atenção básica, em uni­dades de saúde onde há déficit no atendimento à população e compromete o desenvolvimen­to da qualidade dos serviços e cria a necessidade de pagamen­to de plantões extras para cobrir escalas. Ribeirão Preto tem 60 unidades de saúde, entre Básicas (UBS’s) ou da Saúde da Família (USF’s), de Pronto Atendimento (UPA da Treze de Maio) e as Dis­tritais (UBDS’s) Central, Quinti­no Facci II e Vila Virgínia, além do Hospital Santa Lydia.

Dados divulgados pela pre­feitura de Ribeirão Preto no início do mês mostram que, em dez anos, o número de médicos atuantes na saúde municipal caiu 13,4%. A quantidade de profis­sionais que hoje trabalham pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade, com quase 700 mil habitantes, é de 522, ou 81 a me­nos na comparação com 2008, quando o município tinha 558 mil pessoas e 603 profissionais. Para órgãos como o Conselho Regional de Medicina do Esta­do de São Paulo (Cremesp) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a situação é preocupante e afeta diretamente o direito bási­co de acesso à saúde.

Segundo o estudo Demo­grafia Médica Paulista, produ­zida pelo Cremesp e divulgada em dezembro de 2016, Ribeirão Preto é a região de São Paulo com mais densidade de médi­cos. No total, são 4.817 profissio­nais com média de 3,32 clínicos por mil habitantes. Segundo o levantamento, as cinco cidades do estado com maior densidade médica na época eram Santos (6,9 médicos por mil habitantes), Botucatu (6,45), Ribeirão Preto (6,2), Presidente Prudente (5,82) e São José do Rio Preto (5,56). A capital paulista aparecia na oitava posição, com 4,58 médicos por mil habitantes.

Postagens relacionadas

PUBLICIDADE: Thiago Ventura – Só Agradece

Redação 1

Justiça solta motorista acusado de homicídio

Redação 1

Morre, aos 63 anos, o ex-reitor da Unesp Julio Cezar Durigan

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com