Tribuna Ribeirão
Destaque

Prefeitura terá que fornecer profissionais de apoio a alunos com deficiência intelectual

MPSP conseguiu reverter deliberação de primeira instância no TJSP

MPSP recorreu de decisão e TJSP determinou que Prefeitura disponibilize profissional de apoio pedagógico e cuidador a todos os alunos com deficiência intelectual matriculados na rede municipal de ensino que precisem desses serviços (Foto: Guilherme Sircili/Arquivo)

Por: Adalberto Luque

A Prefeitura de Ribeirão Preto será obrigada a disponibilizar profissional de apoio pedagógico e cuidador a todos os alunos com deficiência intelectual matriculados na rede municipal de ensino que precisem desses serviços. A decisão foi proferida pela Câmara Especial do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), que acatou recurso do promotor de Justiça Carlos Cezar Barbosa.

O Ministério Público de São Paulo (MPSP) conseguiu reverter deliberação da primeira instância. A sentença, foi publicada no dia 30 de janeiro e o Poder Público recebeu prazo de 30 dias para fornecer o funcionário indicado, sob pena de multa diária de R$ 300 até o limite de R$ 30 mil. A informação foi divulgada pelo MPSP nesta quinta-feira (29).

De acordo com o Ministério Público, a administração pública estaria se omitindo do dever de garantir profissionais para atender às necessidades pedagógicas e auxiliar em cuidados pessoais a crianças e adolescentes com síndrome de Down, transtorno do espectro autista, transtorno do déficit de atenção com hiperatividade e outras condições que comprometem ou reduzem a capacidade intelectual. Isso representava afronta ao disposto em regramentos como o Estatuto da Pessoa com Deficiência, o Estatuto da Criança e do Adolescente e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

De acordo com a decisão, os profissionais e apoio e/ou cuidadores deverão ser disponibilizados mediante apresentação de declaração de profissional habilitado (médico, psicopedagogo ou pedagogo), que ateste a deficiência intelectual, justifique a necessidade do profissional e aponte qual a qualificação mínima desse profissional, sem caráter de exclusividade, desde que o compartilhamento se dê entre alunos matriculados na mesma sala de aula, durante todo o período letivo.

Postagens relacionadas

Incêndio atinge Hospital Beneficência Portuguesa, em Ribeirão Preto

William Teodoro

Homem pula em rio para fugir da PM em RP

Luque

Feriado sem mortes nas estradas da região

Luque

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com