Tribuna Ribeirão
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Prefeitura Sem Papel economiza R$ 345 mil

A administração municipal de Ribeirão Preto apresentou na sexta-feira, 25 de junho, os primeiros resultados do progra­ma Prefeitura Sem Papel, criado para transformar a gestão pú­blica 100% digital. O programa engloba a automatização das rotinas de trabalho dos servi­dores, gerando maior autono­mia, economia e agilidade aos processos administrativos.

A expectativa é que a ade­são de tecnologias inovadoras faça da cidade um dos maiores exemplos nacionais em trans­formação digital nas próximas décadas. A mudança em busca de uma gestão baseada em da­dos, mais inteligente e digital, começou em janeiro deste ano, quando Ribeirão Preto iniciou a capacitação de seus servido­res para o uso da plataforma Solar BPM, da Softplan.

Desde o dia 19 de junho, nenhum processo interno foi iniciado na prefeitura sem ser eletrônico. Todos os procedi­mentos eletrônicos foram dis­ponibilizados a cada Secretaria e os processos passaram a ser iniciados sem papel. A transi­ção possibilitou a eliminação do uso de papel nos procedi­mentos do município e uma redução no tempo de execução de cada tarefa.

Além disso, houve uma padronização, integração e automatização de todo o rito processual administrativo, ges­tão arquivista e documental da prefeitura. Outros ganhos foram economia de recursos, acesso a processos e seus documentos de qualquer lugar, diminuição do risco de danos e extravio de documentos de processos e queda no tempo gasto nos trâ­mites administrativos, compa­rado ao processo físico.

A evolução também é sentida por meio da econo­mia de quase 341 mil folhas de papel, 2,7 mil tramitações/ encaminhamentos online e 92 processos criados, dando mais agilidade para os munícipes. No primeiro semestre, mais de duas toneladas de papel e 131 toners de impressora foram economi­zados, três milhões de litros de água e 34 árvores que seriam necessários para a fabricação dessas folhas foram poupados.

Em termos financeiros, ao menos R$ 345 mil deixaram de ser gastos com papel, im­pressão, capas processuais, transporte e armazenagem de documentos. Essa mudança torna o município mais ma­duro frente a outras cidades de médio porte no Estado de São Paulo e no país quando se trata de transformação digital.

Mais do que isso, aproxima ainda mais o cidadão da admi­nistração pública por meio de serviços mais cômodos, céleres e que podem ser feitos via in­ternet. Em paralelo, os gestores tomam decisões baseadas em dados com mais agilidade e as­sertividade, capazes de aumen­tar a eficiência e a transparên­cia da máquina pública.

“Tenho o aplicativo no ce­lular e, dentro do carro, con­sulto processos, leio portarias, assino digitalmente portarias sem pegar na caneta ou trans­portar papel. Também posso fazer despachos que, no mes­mo dia, são publicados no Di­ário Oficial”, explica o prefeito Duarte Nogueira (PSDB).

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