Neste feriado de Primeiro de Maio, Dia Mundial do Trabalho, a prefeitura de Ribeirão Preto organizou equipes para a manutenção dos serviços essenciais – fechou às 18 horas desta terça-feira (30) e reabre na quinta-feira, 2 de maio. Duas das três Unidades Básicas Distritais de Saúde (UBDS’s) – Central (avenida Jerônimo Gonçalves nº 466) e Norte, no Quintino Facci II (rua Bruno Pelicani nº 70) – e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da avenida Treze de Maio nº 353 (Jardim Paulista) vão atender os casos de urgência e emergência 24 horas por dia.
O Serviço de Atendimento ao Munícipe (SAM) não funciona. O Departamento de Água e Esgoto (Daerp) atenderá os chamados emergenciais pelo telefone 115, das sete às 21 horas, para desobstrução de redes e consertos de vazamentos. Já a Secretaria Municipal da Infraestrutura atende as emergências pelo telefone 3968-8650 para os casos de enchentes, quedas de barreiras ou pontes nas estradas de rodagem do município.
A Comissão Municipal de Defesa Civil atende em regime de plantão 24 horas, e deve ser acionada em casos de enchentes, calamidades ou desabamentos, pelo telefone 199. A coleta de lixo funcionará normalmente durante o feriado. As agências bancárias estarão fechadas, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). A partir de quinta-feira (2), os bancos irão funcionar normalmente.
No feriado, os clientes podem utilizar os caixas eletrônicos das unidades para realizar operações simples, como saques e transferências. As unidades do Poupatempo e do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran. SP) em todo o Estado estarão fechadas. O atendimento será retomado na quinta-feira. O comércio da região central, dos bairros e dos shopping centers estará fechado nesta quarta-feira – menos as praças de alimentação e lazer.
Transporte coletivo
Os terminais de ônibus também terão os horários alterados por conta do feriado. As estações do Jardim São José, Vila Abranches, Ribeirão Verde, Jardim José Sampaio e Bonfim Paulista funcionarão na quarta-feira, das seis às 12 horas. O terminal do Ribeirão Shopping atenderá das seis às 18 horas e o do Hospital das Clínicas, das seis ao meio-dia. O posto de atendimento da Praça das Bandeiras funcionará das sete às 15 horas.
O posto da rodoviária não abre, voltando na quinta-feira. O Consórcio PróUrbano funcionará normalmente, atendendo a sugestões e reclamações das seis às 22 horas, pelo telefone 0800 771 0118. As centrais de venda e benefícios da rua São Sebastião estarão fechadas, retornando os serviços normalmente na quinta-feira. O terminal Doutora Evangelina de Carvalho Passig funcionará normalmente, das seis da manhã às onze da noite.