A prefeitura de Ribeirão Preto iniciou nesta terça-feira, 26 de fevereiro, a regularização do trecho de 100 metros da avenida Eduardo Andrea Matarazzo, a Via Norte, próximo ao antigo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). O trecho de ligação da avenida Thomaz Alberto Whately com a Via Norte é usado de forma improvisada pelos motoristas que desejam ir para o Alto do Ipiranga e outros bairros como Jardim Jandaia, Geraldo Correia de Carvalho e Antônio Marincek.
Em horários de pico passam pelo local uma média de 500 veículos, segundo levantamento da Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto (Transerp). O asfaltamento e a sinalização do trecho de 100 metros é uma antiga reivindicação dos motoristas que acessam a Thomaz Alberto Whately para chegar à Via Norte. Para encurtar o trajeto, as pessoas utilizam um acesso improvisado ao lado do antigo CCZ.
A regularização está sendo possível porque a prefeitura conseguiu que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) doasse a área para o município. O prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB) esteve no local para acompanhar o início das obras de regularização. “Esse é um problema de décadas da nossa cidade e emperra o desenvolvimento destes bairros do Alto do Ipiranga e, sobremaneira, deste trecho que vem da Thomaz Alberto Whately, passando por aqui”, afirmou.
Nesta terça-feira foram feitos os serviços de imprimadura e colocação de massa asfáltica. A partir da aplicação da camada de asfalto o trecho será impedido para circulação de veículos e pedestres. Concluída a parte de pavimento, será necessário um dia para a Transerp realizar o trabalho de sinalização e pintura de chão e o trânsito estará liberado para os motoristas.
Mão única no Sumarezinho
Com o objetivo de propiciar maior segurança aos pedestres e condutores, além de garantir maior fluidez ao trânsito, a Transerp implantou, nesta terça-feira (26), mão única de direção em toda a extensão da rua Silva Gusmão, no bairro Sumarezinho, na Zona Oeste. Os condutores que sobem a Paranapanema poderão realizar a conversão à direita na rua Silvia Gusmão, no sentido da São Salvador.
No entanto, aqueles que descem as ruas Itapetininga e Amapá não poderão mais realizar a conversão à direita na mesma rua no sentido da Paranapanema. Para promover esta alteração na sinalização, a empresa implantou e renovou as faixas de pedestres da rua e as sinalizações horizontais e verticais necessárias para dar maior segurança a todos.