A Secretaria Municipal da Administração e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) estudam estratégias de incentivo à participação de micro e pequenas empresas (MPEs) de Ribeirão Preto e região nas licitações municipais. Na segunda-feira, 9 de dezembro, a secretária Marine Vasconcelos Oliveira e os representantes do Sebrae de Ribeirão Preto, Carlos Alberto de Freitas e Danielle de Paula, se reuniram para discutir o assunto.
Uma das ações discutidas para fomentar a presença das micro e pequenas empresas nos processo licitatórios é a divulgação, por meio do Sebrae, do Cadastramento de Fornecedores disponível no portal da prefeitura de Ribeirão Preto. Por meio da ferramenta, é possível ter acesso a todas as informações necessárias à participação nos processos licitatórios.
Atualmente, a participação das micro e pequenas empresas nas licitações da prefeitura de Ribeirão Preto é significativa. Segundo a Divisão de Compras da Secretaria da Administração, dos 726 processos homologados neste ano, 439 tiveram pelo menos um item homologado para empresas de pequeno porte (EPP) microempresas (MI) ou micro-empreendedores individuais (MEI). Ou seja, 60,46% do total.
“Esperamos, com isso, ampliar a geração de renda e a circulação de capital em nossa cidade e municípios da região”, finaliza Marine Vasconcelos. Também participaram da reunião a servidora Katlyn Beordo de Lima, da Divisão de Compras da Secretaria da Administração, e Adriana Carvalho, diretora Administrativa e Financeira da Companhia regional Habitacional (Cohab-RP) e coordenadora do Poupatempo Ribeirão.