A Câmara de vereadores vai votar nos próximos dias, projeto do Executivo que autoriza a transferência de finalidade de duas áreas públicas localizadas nos conjuntos habitacionais Quintino Facci II e Avelino Alves Palma, ambos na Zona Norte da cidade. A proposta tem por objetivo transformar o terreno anexo ao Centro de Referência da Mulher (Mater), No jardim Independência, na mesma região, hoje destinado para implantação de área de lazer, em área institucional. Com isso será possível a doação – por meio de comodato – para que o hospital possa ampliar suas atividades.
Como contrapartida para os moradores da região, a prefeitura de Ribeirão Preto pretende transformar um terreno institucional, localizado no bairro Avelino Alves Palma, em área de lazer. O terreno fica próximo a outras propriedades que já possuem infraestrutura com esta finalidade, como quadra poliesportiva, campo de futebol e vestiários. Segundo a administração municipal, a mudança, além de atender à solicitação da saúde, possibilitará uma melhor distribuição das áreas livres públicas voltadas ao lazer e arborização, ampliando a infraestrutura de lazer nestes bairros e otimizando os investimentos públicos.
Caso seja aprovada pelos vereadores, a próxima etapa será a elaboração de um projeto de lei pelo Executivo concretizando a doação do terreno para o Hospital Mater. No local, deverão ser construídas novas instalações para a reestruturação e adequação da área física da entidade “a fim de manter a qualidade de assistência prestada à saúde da mulher em Ribeirão Preto”, afirma a diretoria da Mater. Até o fechamento desta reportagem a Secretaria Estadual de Saúde, não havia respondido aos questionamentos sobre quais equipamentos médicos serão instalados no local.
O Centro de Referência da Saúde da Mulher de Ribeirão Preto (CRSMRP-Mater), gerenciado pela Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência (Faepa) por meio de contrato de gestão firmado com a Secretaria de Estado da Saúde, é uma das instituições que participa de ações desenvolvidas no âmbito do denominado Complexo de Saúde da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Hospital das Clínicas e Faepa. Atende os 26 municípios que integram o Departamento regional de Saúde 13 (DRS-XIII), cobrindo um público alvo estimado de 1,4 milhão de habitantes. A oferta de serviços fica concentrada no Complexo Regulador Regional, devendo a paciente chegar ao centro devidamente referenciada.
O CRSMRP-Mater consolidou sua atuação como referência regional na atenção à mulher, criando modelos multiprofissionais de assistência em consultas ambulatoriais, em procedimentos cirúrgicos, internação, atendimentos aos partos de gestação de baixo e médio risco, internação ginecológica e obstétrica em caráter de urgência ou emergência, exames especializados e assistência em situações especiais, como às adolescentes e planejamento familiar. Nesse contexto, amemiza as filas de espera na rede de saúde, que acabavam por desaguar no HCFMRP-USP,
o qual deve priorizar atendimentos de nível terciário.