A Prefeitura de Curitiba pediu à Justiça Federal, nesta sexta-feira (13), por meio da Procuradoria-Geral do município, a transferência do ex-presidente Lula da carceragem da sede da Polícia Federal (PF) em Curitiba para outro local. Esta é a segunda requisição nesse sentido, já que na última quarta-feira (11), o Sindicato dos Delegados da Polícia Federal do Paraná (Sindpf-PR) solicitou a transferência de Lula ao superintendente da corporação no estado, Maurício Valeixo.
O pedido da administração municipal é baseado nos ‘transtornos’ gerados aos moradores e funcionários da PF devido aos acampamentos montados no entorno do prédio, que fica no bairro Santo Cândida, em área majoritariamente residencial. “O cumprimento da pena em local seguro e adequado às circunstâncias do caso, restabelecendo-se a ordem, o direito de ir e vir e a segurança da população”, diz um trecho do documento.
No pedido, a prefeitura também argumenta que já tomou todas as medidas administrativas para desalojar os manifestantes, e que depende da Polícia Militar do Paraná para cumprir uma ordem judicial de retirada dos mesmos do local. A prefeitura havia designado o Parque Atuba – local que fica a cerca de três quilômetros da sede de PF – como local para que os acampamentos fossem montados.