As repartições públicas da prefeitura de Ribeirão Preto fecham às 18 horas desta sexta-feira, 28 de abril, e só vão reabrir na terça-feira (2), depois do feriadão do Dia Mundial do Trabalho, o Primeiro de Maio. Os serviços essenciais serão mantidos e alguns órgãos municipais terão os horários de funcionamento alterados. A Unidade Básica e Distrital de Saúde Doutor Marco Antônio Sahão (UBDS Sul, na Vila Virgínia, rua Franco da Rocha nº 1.270) vai atender 24 horas.
As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) também vão atender 24 horas. São elas a UPA Doutor Luis Atílio Losi Viana (UPA Leste, avenida Treze de Maio nº 353, Jardim Paulista), Nelson Mandela (UPA Norte, no Adelino Simioni, avenida General Euclides de Figueiredo nº 295 ) e Doutor João José Carneiro (UPA Oeste, no Sumarezinho, rua Teresina nº 678).
A Comissão Municipal de Defesa Civil atenderá em regime de plantão 24 horas e só deve ser acionada em casos de enchentes, calamidades públicas ou desabamentos, pelo telefone 199. A coleta de lixo funcionará normalmente durante o feriado. O Poupatempo e o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran. SP) fecham na segunda-feira.
A Secretaria Municipal de Água e Esgoto (Saerp) atenderá aos chamados emergenciais pelo telefone 0800-1150115. Atende 24 horas, mas no feriado apenas para desobstrução de redes e consertos de vazamentos, e também terá plantões para emergências. O Serviço de Atendimento ao Munícipe (SAM) não funcionará no feriado. O transporte coletivo urbano vai manter o horário dos finais de semana.
Bancos
Não haverá expediente nas agências bancárias na segunda-feira e os serviços presenciais em bancos só serão retomados na terça-feira, dia 2, de acordo com a Federação Brasileira de Bancos, que segue resolução do Banco Central. São mais de 200 unidades em Ribeirão Preto.
A Febraban orienta os clientes dos bancos a utilizarem os canais digitais nos dias em que não houver expediente nas agências. Em paralelo, as contas de consumo e carnês com vencimentos na segunda-feira, 1º de maio, Dia do Trabalho, poderão ser pagos no dia 2 sem acréscimo. Caso o vencimento não tenha sido ajustado pelos feriados, a Febraban orienta que o pagamento seja antecipado ou então, programado.
Comércio
O Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão e Região (Sincovarp) – atende 43 cidades – e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL RP) ainda não divulgaram como será a abertura do varejo tradicional de rua, mas deve ser facultativa na segunda-feira, das nove às 18 horas. O dos quatro shopping centers abre das 14 às 20 horas. A Agrishow começa dia 1º de maio.
No sábado, 29 de abril, as lojas podem abrir normalmente das nove às 15 horas e fechar no domingo (30). O comércio nos quatro shopping centers segue o mesmo esquema, mas das dez às 22 horas. Fecha tudo no domingo, mas as praças de alimentação e de lazer podem funcionar. O lojista que optar por abrir deve observar as regras previstas na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).