A prefeitura de Ribeirão Preto libera nesta quinta-feira, 27 de março, às 15 horas, o tráfego de veículos na Avenida Nove de Julho. Ela estava em obras de revitalização e restauração desde o maio de 2023. Com a liberação, ficará faltando apenas a conclusão das obras no canteiro central da avenida.
Alguns trechos da avenida já tinham sido liberados. Entre as ruas Tibiriçá e Garibaldi, rua São José, entre as ruas General Osório e a avenida Francisco Junqueira, e a rua Marcondes Salgado, entre a rua Mariana Junqueira e a avenida Francisco Junqueira.
A primeira construtora contratada para realizar a obras foi a Metropolitana, vencedora do processo licitatório ao oferecer R$ 31.132.101,77. Ela iniciou as obras em 20 de junho de 2023.
Entretanto, teve o contrato rescindido unilateralmente pela prefeitura em dezembro daquele ano sob o argumento de não cumprimento do cronograma das obras definidos em contrato. Quando ele foi rescindido 40% das obras deveriam estar concluídas, mas apenas 8% tinha sido feito.
Uma nova licitação foi feita e a empresa vencedora que está terminando as obras é a Era-Técnica Engenharia Construções e Serviços pelo valor de R$ 32.411.776,19.