A prefeitura de Ribeirão Preto acabou, nesta sexta-feira (10), com as restrições no horário de funcionamento e da capacidade de lotação dos estabelecimentos comerciais da cidade.
A partir desta sexta-feira à noite (09) eles poderão funcionar obedecendo ao alvará de cada um e com capacidade máxima de lotação permitida, ou seja, 100%. As medidas estão sendo publicadas no Diário Oficial do Município de hoje.
As medidas de prevenção ao coronavírus, como uso de máscaras, álcool gel e a distância entre as mesas – no caso de restaurantes e bares – deverá ser de um metro de distância.
Todos os clientes também deverão estar sentados. Eventos com até 300 pessoas poderão ser realizados sem autorização prévia da Prefeitura. No caso de eventos maiores será preciso autorização.
Aulas presenciais no município retornam no dia 20 de setembro
O prefeito Duarte Nogueira (PSDB) anunciou que as aulas presenciais nas 132 escolas municipais retornarão no próximo dia 20 de setembro. O comunicado foi feito durante live transmitida na tarde de sexta-feira (09).
O retorno dos cerca de 47 mil estudantes, que estão fora das salas de aula desde março do ano passado, será possível porque o município concluiu na quarta-feira (08), a vacinação total – primeira e segunda dose – dos cinco mil profissionais do setor com a vacina contra o coronavírus.
Há vinte dias a pasta já havia entregado ao Ministério Público do Trabalho de Ribeirão Preto os laudos das condições sanitárias das 132 escolas da rede – 110 próprias e 32 conveniadas. O Ensino de Educação especial e de jovens e adultos também retornam no dia 20 de setembro.
De acordo com a prefeitura, o funcionamento em todas as escolas de educação infantil e de ensino fundamental será feito com 50% dos alunos em sala de aula que se alternarão durante a semana. Quando não estiver em aula presencial, os estudantes terão aulas remotas como já acontece atualmente.
No caso das creches em que as crianças ficam o dia todo haverá a distribuição deles em dois turnos – manhã e tarde. Caberá a cada unidade em acordo com os pais estabelecer o horário em que cada criança será atendida.
Para tentar recuperar o conteúdo programático que não foi dado este ano, a partir de 2022, a carga horária diária das escolas aumentará de cinco aulas para seis.