Nesta segunda-feira, dia 14, o prefeito Duarte Nogueira (PSDB) recebeu no Centro Administrativo “Prefeito José de Magalhães” o superintendente do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (HC/RP), Ricardo Cavalli, o diretor de Traumas daquele hospital, Maurício Godinho e o presidente do Supera Parque, Sandro Scarpelini, para apresentar a campanha “Todos pela Nova UE”.
Segundo Duarte Nogueira, o projeto da nova Unidade de Emergência contempla mais 400 leitos para atender quatro grandes regiões. “A cidade é sede das Redes Regionais de Atenção à Saúde, composta pelas DRSs [Divisão Regional de Saúde] de Ribeirão Preto, Araraquara, Barretos e Franca, somos a cidade mais populosa da região, com 698 mil habitantes. Por ser a cidade central das regionais, permite também a implantação do transporte aeromédico (helicóptero) de emergências na região. É uma proposta que permite acompanhar as necessidades regionais para, pelo menos, os próximos 50 anos”, disse o chefe do Executivo. Apesar do anúncio, a prefeitura não detalhou que ações serão implementadas pela campanha.
Na semana passada, dia 8 de agosto, o deputado federal Ricardo Silva (PSD) e o superintendente do Hospital das Clínicas, Ricardo Cavalli, também apresentaram para o secretário estadual de Saúde, Eleuses Paiva, o projeto da nova Unidade de Emergência do HC, ligada à Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HC-FMRPUSP).
A apresentação ocorreu em um encontro na superintendência do HC/RP. Na audiência, também foi confirmado o investimento de R$ 58 milhões para a ampliação do setor de oncologia do HC, que terá 101 novos leitos, além da ampliação de vagas em Centro de Terapia Intensiva (CTI).
O investimento ainda envolve salas cirúrgicas e capacidade 30% maior para realização de tratamento de quimioterapia. A nova unidade apresenta projeto com 350 leitos, incluindo CTIs e unidade para queimados. O projeto também indica a área para a construção da nova UE, ao lado do Hospital Estadual de Ribeirão Preto, na avenida Independência, no Jardim João Rossi.
Em abril do ano passado, o prefeito Duarte Nogueira (PSDB) já havia encaminhado pedido ao então governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), para a implantação de uma nova Unidade de Emergência. Junto ao ofício também foi entregue a proposta do projeto de construção, com dimensões de oito a dez vezes maiores do que as atuais, assinado por professores da USP, entre eles o ex-superintendente do HC, Benedito Carlos Maciel.
O projeto da prefeitura já previa a área para construção do novo hospital, pertencente ao governo do Estado, na mesma região indicada por Silva e Cavalli, próximo ao 13º Departamento Regional de Saúde (DRS-XIII) de Ribeirão Preto.
Tem área total aproximada de 111.156 metros quadrados e fica entre as avenidas Independência e Adelmo Perdiza. Ribeirão Preto já conta com a Unidade Campus, na Vila Monte Alegre, na Zona Oeste, e a de Emergência, na rua Bernardino de Campos, no Centro da cidade.
Com cerca de 960 funcionários, a Unidade de Emergência realiza cirurgias e atendimentos de pacientes graves e crônicos como em casos de acidentes vasculares cerebrais (AVCs), enfartes e traumas, e, em alguns casos, é a principal referência em exames como tomografias computadorizadas, hemodinâmicas e procedimentos vasculares.