A prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, lança neste sábado, 25 de janeiro, o Programa Planta Aí Ribeirão, uma ação inédita que visa promover o plantio contínuo de árvores na cidade. Criado para enfrentar o déficit de arborização urbana, atualmente em torno de 18%, tem o objetivo de atingir a meta ideal de 30% de cobertura vegetal.
Em um esforço conjunto entre a gestão municipal, organizações da sociedade civil e a população, o Planta Aí Ribeirão busca melhorar a qualidade do ar, proporcionar uma sensação térmica mais amena e contribuir para a criação de um ambiente mais saudável e sustentável.
O lançamento ocorre na mesma data em que Ribeirão Preto sedia a 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente – Etapa Municipal, cujo tema de debate é “Emergências Climáticas: o desafio da transformação ecológica”. Nos próximos três meses, doze mil mudas serão plantadas em diversas regiões da cidade.
A primeira fase começará na região Norte, com o plantio de seis mil mudas. O secretário municipal do Meio Ambiente, Cláudio Almeida, destaca o significativo déficit de arborização na cidade. “O Planta Aí Ribeirão será fundamental para melhorar esse cenário”, diz.
“Com o apoio da população e parcerias estratégicas, nossa meta é garantir um futuro mais verde e sustentável para a cidade. O lançamento, além de estar alinhado ao tema da conferência, ocorre em um momento estratégico, pois a temporada de chuvas, que vai até março, oferece as condições ideais para o plantio e o desenvolvimento das árvores”, ressalta.
Além do plantio das mudas, o programa incentiva a participação da população por meio da doação de mudas do Horto Florestal de Ribeirão Preto. O município também investirá na ampliação e modernização da estrutura do local, para atender melhor à demanda e apoiar os cidadãos que desejam contribuir com o plantio.
O secretário também reforça a importância da conscientização: “Não basta apenas plantar as árvores. Precisamos garantir que a população esteja envolvida no cuidado com as árvores e com o meio ambiente, tornando o Planta Aí Ribeirão um programa permanente e sustentável.”
O evento de lançamento ocorrerá neste sábado, às 9h30, na avenida Antônia Mugnatto Marincek nº 4.965, a antiga Estrada das Palmeiras, no bairro Ribeirão Verde, a Zona Leste de Ribeirão Preto, com o plantio de 100 mudas como símbolo do início do programa.
O relatório do Inventário Amostral da Arborização de Acompanhamento Viário, divulgado em maio de 2022 (www.ribeiraopreto.sp.gov.br/portal/meio-ambiente/inventario-amostral), demonstra que apenas 12,7% do perímetro urbano era coberto por vegetação de porte arbustivo ou arbóreo na época. O estudo utilizou imagens de satélite de outubro de 2021. De acordo com o levantamento, a cobertura é desigual em Ribeirão Preto.
A Zona Sul era a mais verde (15,79%), seguida da região Oeste (13,54%), Norte (11,39%) e Leste (11,34%). O Centro tinha apenas 3,58% de sua área arborizada. Dos 58 subsetores urbanos (divisões dentro das zonas, que agregam bairros próximos), apenas três possuía índice de cobertura vegetal superior a 30%: a região do Recreio das Acácias (44,7%) liderava.
Das 26.669 espécies vegetais inventariadas, mais de 20 mil possuíam altura igual ou inferior a seis metros, configurando uma carência de sombreamento nas calçadas. As mais comuns eram oiti, falsa-murta, resedá-anão, ipês de jardim, aceroleira, pitangueira, quaresmeira e limoeiro.